PUBLICIDADE

Colunistas


Fontes em Off

Sábado, 22/07/2017 às 07:30, por Fontes em Off

Galeria Estação da Arte
Ocupando o espaço da antiga estação férrea, a Galeria Estação da Arte apresenta para a comunidade mai suma exposição, a “Estação da Memória”, um convite para revisitar a cidade de uma forma diferente: um passeio através de maquetes, fotografias e desenhos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF). A ideia é valorizar o patrimônio arquitetônico, lembrando que a história de uma cidade é também contada pelos seus prédios. A iniciativa une a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Passo Fundo e o   Arquivo Histórico Regional (AHR). A exposição está na sala 2 da galeria e segue até o dia 30 de julho. Os horários de visitação são às quartas-feiras, sábados e domingos, das 15h às 19h. Mais informações pelo e-mail confrariadasartespf@gmail.com

 

Tricotaço em Tapejara

As peças de roupas produzidas no 1º Tricotaço foram destinadas às crianças das creches municipais, aos vovôs da Casa de Convivência, às Gestantes dos Grupos das E.S.F Bairro São Paulo, Treze de Maio, do Programa Primeira Infância Melhor (Pim), além dos Grupos da Assistência Social. As voluntárias que produziram as peças para o Tricotaço continuam produzindo e levando até a Secretaria d Assistência Social. “Conforme as peças vão chegando, nós vamos encaminhando às pessoas necessitadas. Essas roupas estão ajudando muitas famílias, amenizando o frio intenso desse inverno. Só temos a agradecer as voluntárias que se sensibilizaram e continuam nesta corrente de solidariedade, doando seu tempo e seu carinho”, frisou Rosangela.

 

GestãoI
A cada semana, mais gestores de todo o Estado, e até de fora, vêm visitar e buscar informações de como é feita e executada a gestão administrativa da Prefeitura de Passo Fundo, comandada pelo prefeito Luciano Azevedo e seu secretariado. Durante a semana visitaram em agenda aqui no município os prefeitos de Ipiranga do Sul, Mário Luiz Ceron (PTB), e o vice-prefeito de Caçapava do Sul, Luiz Carlos Gugliemnin (PSDB). “Sempre é bom receber representantes de outros municípios para conhecer a administração que estamos fazendo em Passo Fundo. Ficamos felizes, isso é o resultado do trabalho sério e comprometido feito por todos que estão na administração municipal”, destacou Luciano.

Gestão II
Para o vice-prefeito de Caçapava, Luiz Carlos Gugliemnin, Passo Fundo vive um momento especial com a gestão do prefeito Luciano. “A cidade está muito bonita e organizada. Hoje, é uma referencia para aqueles municípios que procuram estabilidade financeira, organização e projeção dentro do Estado. Vamos levar daqui, muito conhecimento através das ações e programas implantados e temos a certeza, que dentro da nossa realidade também poderemos transformar nossa comunidade, como aconteceu aqui”, disse Luiz Carlos, que aproveitou para convidar o prefeito Luciano para visitar Caçapava e fazer uma palestra. “As coisas que estão sendo feitas, tem de ser conhecidas na nossa cidade e região pelos nossos administradores”.

 

 

Passaportes I

O Ministério da Justiça informou que o limite de empenho de recursos federais para emissão de passaportes já foi disponibilizado ao Departamento de Polícia Federal (DPF). Com isso, a PF pode retomar o serviço, que estava suspenso desde o dia 27 de junho. A lei que libera recursos para a emissão de passaportes foi sancionada na última quarta-feira (19) pelo presidente Michel Temer, autorizando de crédito extra de mais de R$ 102 milhões para o Ministério da Justiça.

 

 

Passaportes II

Com orçamento insuficiente para as atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem, a PF suspendeu a emissão de novos passaportes na noite do dia 27 de junho. Segundo o órgão, o setor atingiu o limite de gastos previstos na Lei Orçamentária da União. De acordo com a PF, são realizados 11 mil atendimentos por dia útil para a requisição do documento em todo o país. Como a paralisação já dura três semanas, a demanda não atendida pode superar 150 mil pedidos.

 

 

Cursos profissionalizantes
Os cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura de Passo Fundo através da Universidade Popular (UP) tiveram recorde de inscritos neste semestre. Foram mais de 3.990 interessados em participar das 22 turmas oferecidas, que fizeram a inscrição através do site até a última sexta-feira, dia 14 de julho. “Nunca tivemos uma procura tão grande, o que mostra a importância desse trabalho”, comenta a coordenadora da UP, professora Márcia Leida. As mil vagas oferecidas são em cursos das áreas de beleza, administrativa e artesanato. Todos as modalidades são totalmente gratuitas. A lista com os selecionados para cada um dos cursos estará disponível no site da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br) a partir das 14h de segunda-feira, dia 24 de julho. A seleção,  acontece de acordo com a ordem de inscrições. Os demais inscritos ficam em lista de espera.

 

Produção de grãos

A produção brasileira de grãos deverá aumentar em 21,5% nos próximos 10 anos, chegando a 288,2 milhões de toneladas, um acréscimo de 51 milhões de toneladas em relação à atual safra (2016/2017), de 237,2 milhões de toneladas. A estimativa está em estudo de projeção da produção agropecuária brasileira para a próxima década divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A pesquisa envolve 29 produtos, como grãos, carnes, leite, frutas, fumo, celulose, papel e outros. Segundo o estudo, milho e soja continuarão puxando a expansão dos grãos até a safra 2026/27. Em 10 anos, 60% da produção de soja serão destinados ao mercado externo. A previsão de crescimento da área plantada de todas as lavouras é de 13,5%, saindo dos atuais 74 milhões de hectares para 84 milhões de hectares. Já área de grãos deve aumentar 17,3% neste período.




Fontes em Off

Sexta-Feira, 21/07/2017 às 07:00, por Fontes em Off

Curso Técnico em Enfermagem

O 29 de setembro será de festa para os alunos do Técnico em Enfermagem do Senac Passo Fundo. A solenidade acontece às 19h30, no auditório da Unidade, localizada na rua Sete de Setembro, 1045. Serão cinco formandos que irão receber o certificado de conclusão do curso. A qualificação habilita o profissional para auxiliar em ações educativas para a saúde comunitária e a segurança no trabalho, ações de biossegurança e de organização do processo do trabalho de enfermagem, ações em saúde coletiva e mental, bem como para aplicação de técnicas de enfermagem e prestação de primeiros socorros a vítimas de acidente ou mal súbito. Mais informações sobre a solenidade e sobre os cursos oferecidos pelo Senac Passo Fundo podem ser obtidas pelo telefone (54) 3313-4599 ou através do site www.senacrs.com.br/passofundo.

Promoção

O Clube Recreativo Juvenil de Passo Fundo é um dos maiores do interior do estado, composto por três sedes – uma social e duas campestres – atende mais de 14 mil associados. A partir da próxima semana, o Juvenil abre as portas para a comunidade com a promoção #SextouNoJuvenil. A novidade consiste em proporcionar que sócios da entidade tragam amigos não associados para praticar algumas das atividades oferecidas pelo Clube, todas as sextas-feiras. Para participar, o associado precisa atender alguns critérios estabelecidos. Cada associado em dia com as mensalidades terá direito a quatro convites que permitem a participação de não-sócios em atividades como Musculação, Hidroginástica, Zumba e Treinamento Funcional. Os convites, válidos somente nas sextas-feiras, poderão ser retirados junto a Secretaria do Juvenil.

Além disso, não-sócios poderão participar somente uma vez de cada atividade oferecida.

Festival Marista de Robótica  

Estão abertas até o dia 26/7 as inscrições gratuitas para o Festival Marista de Robótica, que será realizado nos dias 21 e 22/9, em Porto Alegre. O evento, promovido pelos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista em parceria com a PUCRS, ocorrerá durante o Open Campus, no prédio 41 da universidade. São esperados cerca de mil estudantes e educadores de escolas públicas e privadas para participar do 9º Desafio de Robôs, 3º Desafio de Drones, prêmio Cidade Laboratório e do novo projeto Incumbando Ideias. Interessados podem obter mais informações sobre as inscrições no site www.festivalmaristaderobotica.com.br. O Colégio Marista Conceição já confirmou participação no evento com equipes do 6º e 8º ano, ampliando a criatividade, raciocínio lógico, trabalho em equipe, capacidade de planejamento e organização.

Bairro Valinhos I

A Prefeitura de Passo Fundo está finalizando nessa semana mais uma obra de canalização e pavimentação asfáltica no bairro Valinhos. A obra aguardada há muitos anos pelos moradores, que sofriam nos dias de chuva com alagamentos em suas casas e ruas esburacadas com muito barro, será finalizada nessa sexta-feira (21). Conforme o secretário de Obras, João Antônio Bordin, foram feitas as melhorias de drenagem pluvial (canalização) para sanar os problemas de alagamento nas casas e a colocação da pavimentação asfáltica. “As pessoas sofriam muito nos dias de chuva, com o trabalho feito aqui, terá um escoamento adequado da água da chuva, que tem prejudicava os moradores e o asfalto melhorará o acesso na rua”, disse ele.
Bairro Valinhos II

A obra que está sendo concluída é na Travessa Gravataí, em cerca de 200 metros quadrados de extensão, e deve atender aproximadamente 30 famílias que estiveram reunidas com prefeito Luciano Azevedo, que anuncio a obra neste mês. “O prefeito teve aqui em um sábado de muita chuva e prometeu que faria a obra. Ele cumpriu a palavra e hoje estamos com asfalto e toda uma rede de canalização feita para não deixar nossas casas em baixo d'água”, agradeceu Alex Lopes, que junto com a família, mora há mais de 30 anos no local. Nos próximos dias, a Secretaria de Transportes e Serviços Gerais também deve realizar melhorias de limpeza e iluminação. 

Investimentos I

Levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) indica que 66% dos micro e pequenos empresários não têm intenção de fazer investimentos em seus empreendimentos nos próximos três meses. Ainda de acordo com o levantamento divulgado ontem, 80% não planejam tomar crédito nos próximos 90 dias. Seguindo uma escala que vai de zero a 100, o Indicador de Propensão a Investir registrou apenas 26,6 pontos no último mês de junho.

Investimentos II

O resultado ficou abaixo do registrado em maio, quando foram registrados 27,2 pontos. Em junho de 2016 esse índice estava em 21,4 pontos. Segundo o estudo, 37% dos empresários não veem necessidade em fazer investimentos para a melhoria de seus negócios. “A desconfiança diante da crise é mencionada por 31% dos que não planejam investir”, informou o levantamento. Além disso, outros 12% ainda aguardam o retorno de investimentos já feitos; e 10% sentem falta de crédito para poder concretizar melhorias nos negócios.




Fontes em Off

Quinta-Feira, 20/07/2017 às 07:00, por Fontes em Off

Renato Miranda na Fiergs

A Federação e Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs/Ciergs) têm novos dirigentes. Renato Borgmann Severo de Miranda é um dos diretores da Fiergs, gestão 2017/2020. Ele assumiu vaga na diretoria representando o Sinduscon, Sindicato Indústrias Construção do Mobiliário Passo Fundo e Região. Renato Miranda, além de destacada atuação no mercado imobiliário, é associado fundador do Sinduscon. A nova diretoria Fiergs/Ciergs é presidida por Gilberto Porcello Petry.

Supermercados

O Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sincogêneros) de Passo Fundo informa que, neste domingo (23), os supermercados do município estarão fechados.

Incra

Temporariamente, o atendimento na sala do Incra, que fica junto à Secretaria do Interior, não está sendo realizado. O atendimento retorna no dia 3 de agosto. Até esta data, quem necessitar de atendimento relacionado ao órgão pode procurar as unidades de Tio Hugo, pelo telefone (54) 3338-9167; Coxilha, pelo telefone (54) 3379-2500; ou Ernestina, pelo telefone (54) 3378-2022. Casos relacionados ao ITR também podem atendidos pela Receita Federal.

Pai pra Toda Hora

Iniciou nessa quinta-feira (20) mais uma campanha do Bella Città Shopping. A promoção Pai pra Toda Hora vai presentear cinco pais com cinco relógios suíços. De 20 de julho a 18 de agosto, a cada R$250 em compras nas lojas do Shopping, o cliente troca por um cupom para participar da promoção. As notas são cumulativas, ou seja, válidas para todos os sorteios. São válidas as notas de todas as lojas do Shopping, com exceção de produtos como bebida alcóolica, medicamentos e cigarros. As notas devem ser trocadas no Posto de Troca, localizado no 3° andar do Shopping. Os sorteios acontecem nos dias 28 de julho, 04, 11 e 18 de agosto. 

Federasul

Na última terça-feira (18), os diretores da Acisa se reuniram com representantes da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul). A gerente de projetos da Federasul, Tamara Pereira, e o coordenador do Útil Card da Federasul e Facisc, Jader Maciel, vieram até a Acisa para divulgar os serviços oferecidos às associações empresariais de todo o Estado. A reunião também contou com a presença da consultora empresarial, Roberta Monteiro, que atua juntamente com a Federasul em alguns projetos.

Café do Bem

A Liga Feminina de Combate ao Câncer, responsável pela Casa de Apoio à Criança com Câncer (CACC) e empenhada em bem receber as pessoas da comunidade e região, convida a população interessada para o Café do Bem, que será realizado no dia 31 de julho, às 8h30min, na sede da Liga (Rua 10 de Abril, 205 A). O objetivo é mostrar a casa e o trabalho voluntário realizado pela equipe.

Recital de piano

Neste sábado (22), a Cultura Artística de Passo Fundo promove um recital de piano com o artista Bruno Gernhardt Teneos, estudante de Bacharelado em Piano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Toda a renda arrecadada no evento será revertida para ajudar a custear a estadia de Bruno na França, onde o pianista conseguiu uma bolsa de estudos em uma instituição de Paris. O recital inicia às 19h, no salão do Fórum de Passo Fundo (Av. General Netto, 486). Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria da Catedral ou na entrada do evento e custam R$ 30 para público geral e R$ 20 para estudantes e idosos.

Hospital da Cidade

Para marcar o aniversário de 103 anos do Hospital da Cidade, a instituição preparou uma programação, desenvolvida ao longo da semana, que incluiu homenagens e reconhecimento aos funcionários que completaram 10, 20 e 30 anos de trabalho no Hospital da Cidade. A programação encerra nesta sexta-feira (21), com a inauguração do novo Centro de Hemodinâmica. Assim, o HC amplia sua capacidade com a finalidade de promover melhorias na qualidade de vida da população regional.




Fontes em Off

Quarta-Feira, 19/07/2017 às 07:00, por Fontes em Off

Campanha do Agasalho I

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, reforça a importância da população colaborar com a Campanha do Agasalho, que tem o slogan “Doe o que você usaria”. Além de roupas, a ação também recebe alimentos em 2017. As doações são aceitas na sede da própria Secretaria e nos quatro Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da cidade.

Campanha do Agasalho II

As roupas e alimentos recolhidos são distribuídos pela Central de Recebimento e Distribuição de Doações, onde é feita a triagem e separação das peças e alimentos para serem doados posteriormente. A Campanha da Agasalho também é essencial para a manutenção do Programa Meu Inverno Mais Quentinho, criado pela Prefeitura para entregar agasalhos em bairros distantes das sedes dos CRAS, atendendo principalmente as pessoas mais carentes do município e em situação de rua.

Obras

A Prefeitura de Passo Fundo continua realizando uma série de novas obras de pavimentação asfáltica no bairro Integração. O Integração é composto por 10 vilas e loteamentos e tem recebido atenção na infraestrutura de suas ruas. As comunidades já receberam melhorias e está sendo feita a colocação de asfalto em cerca de 12 quadras, atualmente no Professor Schisler e Ipiranga. No Loteamento Professor Schisler, as obras de asfalto acontecem na rua Nilo Zimmermann em quatro quadras, que estão na fase de drenagem pluvial (canalização), com construção de novas bocas de lobo e também preparação da base, com alargamento das ruas, empedramento e compactação. Outra rua que está recebendo nova infraestrutura é a rua Esmeralda, na divisa do Professor Schisler e Vila Ipiranga.

Espetáculo

O espetáculo “Lete”, interpretado pelo grupo de artistas da Beradera Companhia de Teatro (RO), teve horário alterado. A apresentação acontece às 20h e não mais às 18h, no dia 29 de julho, no Teatro do Sesc de Passo Fundo. Os ingressos podem ser adquiridos no local por valores entre R$ 12 e R$ 30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3311-9973.

Ingresso especial I

O período para solicitação de ingresso especial na Universidade de Passo Fundo (UPF) encerra no dia 24 de julho. Esta é a última semana para as inscrições, que podem ser feitas por estudantes que estejam cursando sua graduação em outra instituição e gostariam de pedir transferência para a UPF; por quem já realizou uma graduação e pretende ingressar em outra por meio do reingresso; ou por quem está com o curso trancado e quer retomar os estudos optando pela reabertura. Nas três modalidades, os interessados podem fazer o pedido pelo sistema on-line, no site www.upf.br/ingressoespecial.

Ingresso especial II

O prazo para a entrega de documentação é de cinco dias após a data da solicitação. A entrega deve ser feita na Central de Atendimento ao Aluno, no Campus I, em Passo Fundo, ou nas secretarias dos campi. No caso da transferência e do reingresso, o atendimento ao pedido fica condicionado à existência de vagas e às adaptações curriculares exigidas, quando for o caso. A solicitação de ingresso especial apenas não é válida para o curso de Medicina, que é regido por edital específico em outro período. Em todas as modalidades, os estudantes têm concedidos 50% de desconto na matrícula e possibilidade de concessão da Bolsa FUPF, Bolsa Auxílio e PAE pré-aprovado. No reingresso, além do desconto da matrícula, os egressos UPF ainda têm 10% de desconto a partir da segunda mensalidade.

Rede municipal

Todos os professores da rede municipal participaram de mais um evento de formação continuada promovido pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo. Divididos por temas e de acordo com o nível para o qual ministram as aulas, os professores tiveram palestras sobre educação com qualidade social, educação inclusiva, competências sócio emocionais e ludicidade na infância. A garantia da eficácia do ensino na rede municipal e a motivação do professor são os principais aspectos considerados para a promoção dos eventos de formação continuada. A formação busca a harmonização da teoria com a prática, num processo de reflexão, criação e engajamento.

Assembleia Simers

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) realiza assembleia geral dos médicos credenciados no Instituto de Previdência do Estado (IPERGS) em Passo Fundo.  A reunião ocorre nesta quarta-feira (19), às 19h30, no Centro Clínico Crediplan, e tratará de pautas como os honorários pagos pelo Instituto, congelados há seis anos, e o desmonte progressivo da entidade.A expectativa é de que, a partir desse movimento, seja viabilizada uma relação equilibrada entre o Estado e os prestadores de serviço do IPERGS, assegurando a devida valorização do trabalho médico e evitando o aumento da desassistência aos beneficiários do Instituto”, destaca o presidente do SIMERS, Paulo de Argollo Mendes.




Fontes em Off

Terça-Feira, 18/07/2017 às 07:00, por Fontes em Off

Café com Negócios

A Acisa Passo Fundo e o Sebrae/RS convidam os empresários e a comunidade para mais uma edição do Café com Negócios. Desta vez, a palestra abordará o tema “Cenários econômicos e a confiança do consumidor”. O palestrante será o professor doutor Vitor Francisco Dalla Corte, economista e coordenador do Mestrado em Administração da IMED Business School. A atividade acontece na quinta-feira, 20 de julho, a partir das 7h30min, no auditório da Acisa (Av. General Neto, 443 - 5º andar). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (54) 3311-1300, 3311-3911 ou e-mail secretaria@acisa.org.br.

Espetáculo

Passo Fundo recebe, no dia 29 de julho, o espetáculo “Lete”, interpretado pelo grupo de artistas da Beradera Companhia de Teatro (RO). A apresentação acontece às 18h, no Teatro do Sesc (Av. Brasil, 30). Os ingressos podem ser adquiridos no local por valores entre R$ 12 e R$ 30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3311-9973. Inspirada na enchente histórica do Rio Madeira, a peça que estreou em 2013 debate em uma esfera alegórica as variadas etapas migratórias que formaram a cidade de Porto Velho, culminando com o ciclo das usinas hidrelétricas. O espetáculo venceu o Prêmio Myriam Muniz de Teatro em 2012, trazendo uma trama que conceitua a ideia de seu próprio nome.

Olimpíada Brasileira de Informática I

Os acadêmicos do curso de Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo (UPF), Daniel de Almeida Cruz da Cunha e Ricardo Matheus Fachinello, foram classificados para a fase nacional (final) da XIX Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), na modalidade Universitária, destinada a alunos que estejam cursando, pela primeira vez, o primeiro ano de um curso de graduação. A fase final da competição está marcada pra o dia 19 de agosto.  A OBI é realizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e tem como objetivo despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante para a formação básica, por meio de uma atividade que envolve desafio, programação e uma saudável dose de competição.

Olimpíada Brasileira de Informática II

Apenas três alunos do estado do Rio Grande do Sul conseguiram aprovação para a fase nacional da OBI, sendo dois alunos da UPF e um aluno da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Destes, o acadêmico Daniel de Almeida Cruz da Cunha da UPF alcançou maior pontuação e, consequentemente, a primeira colocação no estado. Ao todo, os acadêmicos participaram de três etapas realizando provas compostas de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade.

Espaço Saúde I

Com o objetivo de proporcionar qualidade de vida aos associados, o Clube Juvenil oferece acompanhamento psicológico no Espaço Saúde desde sua criação. Porém, a novidade é que agora as sessões não serão somente voltadas à área nutricional. De acordo com a psicóloga do Clube, Lucimara Gebert, devido à intensa procura pelo serviço oferecido no Espaço os atendimentos psicológicos foram ampliados e agora atendem a diversas demandas. “Queremos estender o serviço para todos os associados que necessitam de atendimento psicológico e buscam uma melhor qualidade de vida, independente se a queixa é dificuldade de adquirir hábitos saudáveis, dificuldades nos relacionamentos, na vida pessoal ou no trabalho”, explicou a psicóloga.

Espaço Saúde II

O atendimento será realizado para sócios e o valor da consulta é de R$40,00. Os agendamentos devem ser feitos na Secretaria do Clube e as consultas ocorrerão nas quartas-feiras à tarde, a partir do dia 15 do próximo mês. Pessoas das mais variadas faixas etárias podem procurar o serviço e não necessariamente necessitam estar doentes para se beneficiarem com a terapia.

Medicina

Nessa segunda-feira, quatorze acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) iniciaram uma caminhada de trabalho e aprendizado no Hospital da Cidade (HC). Através do Programa de Internato Médico, eles irão atuar nos ambulatórios de clínica médica e pediatria desenvolvidos na instituição, além da área de urgência e emergência. Esta é a primeira turma de internos da UFFS a ingressar no Hospital da Cidade. O Internato Médico é o estágio obrigatório em serviços de saúde destinado a complementar e aprimorar os atos médicos e conhecimentos apreendidos nos períodos anteriores do curso de graduação. As atividades do internato são de caráter essencialmente prático, sob supervisão docente.

ID Jovem I

Voltado para brasileiros entre 15 e 29 anos, com o objetivo de dar maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude, na lei nº 12.852/2013, o Programa Identidade Jovem, ou apenas ID Jovem, está sendo implantado em Passo Fundo. Na última sexta-feira (14) aconteceu a capacitação de parte da equipe que irá integrar a iniciativa. O programa foi lançado no estado ainda em junho. De acordo com a consultora da Secretaria Nacional de Juventude do ID Jovem no RS, Marli Machado, as capacitações estão ocorrendo primeiramente em cidades mais populosas, como é o caso de Passo Fundo. “Atualmente, temos aqui 6,591 beneficiários. A capacitação vem orientar os gestores municipais de como fazer o Cadastro Único (CadÚnico) para possibilitar a adesão ao ID Jovem. É basicamente isso”, disse.

ID Jovem II

Mobilidade e cultura são as principais áreas que estão previstas no estatuto. Além do benefício de duas passagens gratuitas e duas com 50% de desconto em viagens interestaduais, o programa possibilita o pagamento de meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos. Para o coordenador de Juventude de Passo Fundo, Michel S. Oliveira, o próximo passo é fazer uma agenda com os principais órgãos municipais e estaduais ligados às políticas públicas da juventude e que não puderam comparecer a capacitação.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE