PUBLICIDADE

Colunistas


Através dos tempos

Segunda-Feira, 19/06/2017 às 08:00, por Neivo A. T. Fabris

O traçado das ruas da cidade de Getúlio Vargas está próximo de completar 110 anos. No ano de 1909 o Coronel Severiano de Souza e Almeida definia que as margens do Rio dos Índios (atual Abaúna) era o melhor lugar para a sede da Colônia Erechim. O trabalho exemplar realizado nos anos iniciais do século XX na Colônia Jaguari, próxima de Santa Maria, o credenciava para um novo empreendimento colonizador capitaneado pelo governo do Estado.

I I

O forte manancial hídrico pesou na escolha do local. A distância de 5,587 metros da Estação Erechim, da ferrovia que entraria em atividade em 1910, seria suprida por uma estrada. Instalado o marco zero na ponta do quarteirão de dez mil metros quadrados reservados para a futura Praça tem início os trabalhos. Nas planilhas dos agrimensores contratados para o serviço são definidas as Ruas que passam a ser abertas e posteriormente a divisão dos lotes.

I I I

A atual Rua Constante Richetti aparece na cartografia inicial como Rua 01. Na sequencia as de número 02, 03, 04, 05, 06, atuais Francisco Stawinski, Av. Borges de Medeiros, Jacob Gremmelmaier, Major Candido Cony, e Alexandre Bramatti, respectivamente. Quando da instalação do município em março de 1935 apenas a Av. Borges de Medeiros não era mais identificada por número. A Praça 30 de Abril havia sido mudada em 1933 para Praça Flores da Cunha.

I V

Nas décadas iniciais do município as Ruas passam a ser identificadas com nome de cidades gaúchas: Sarandi, Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas... Nos primórdios de 1970, vão ocorrer novamente mudanças e a quase totalidades das vias com nomes de cidades sofrem mudanças: Jacob Gremmelmaier, Pedro Toniolo, Alexandre Bramatti, Albino Fernando Holzbach... O crescimento da sede do município e de seus Bairros exige a abertura de novas Ruas.

V

Nestes primeiros dezessete anos do século XXI diversos loteamentos foram criados. Muitos já estão tomados por edificações, na sua grade maioria residências. Como vem ocorrendo ao longo dos anos a sugestão para o nome de novas Ruas parte de familiares. Levados ao plenário a pedido ou por sugestão dos próprios vereadores são aprovados. Não faz muitos anos que algumas vias públicas do Bairro Monte Claro deixaram de ser numeradas e substituídas por nomes indicados pelos moradores. De igual modo nos Distritos do Rio Toldo, Souza Ramos e no Industrial.

Curtas:

# A Câmara de Vereadores aprovou na sessão realizada na noite de quarta-feira (14) o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação de sua Ouvidoria.

# O poder instalado na esquina da Av. Borges de Medeiros esquina com a Rua Ir. Gabriel Leão segue o exemplo de órgãos públicos e empresas privadas.

# O acesso a Ouvidoria é permitida a qualquer cidadão que esteja descontente com a ineficiência dos serviços prestados à sociedade.

# Pessoalmente, através de e-mail e telefone, qualquer cidadão poderá expor suas cobranças e revelar a ineficiência ou mau atendimento.

# A partir das informações o Ouvidor poderá encaminhar as demandas aos setores competentes, acompanhando as medidas adotadas e informando ao solicitante.

# Denúncias aos órgãos de imprensa local têm sido recorrente ao longo dos anos, situação que poderá ser minimizados a partir da instalação da Ouvidoria.

Dito & Feito:

O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) esteve na região na sexta-feira (16). Em Getúlio Vargas conversou com o prefeito Maurício Soligo (PP) sobre a liberação de recursos da área da saúde. 




A região e o Idese

Segunda-Feira, 12/06/2017 às 08:00, por Neivo A. T. Fabris

O município de Ipiranga do Sul foi o 12º colocado no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) do Rio Grande do Sul em 2014. A divulgação do levantamento dos 497 municípios gaúchos ocorreu na quarta-feira (7), pelo Núcleo de Indicadores Sociais da Fundação de Economia e Estatística (FEE). No município conhecido como Berço Nacional do Plantio Direto o índice foi de 0,840. Seu  melhor desempenho do Idese foi renda, (0,883), seguido da saúde (0,856) e educação (0,781). 

II

O índice maior ou igual a 0,800 é considerado como de alto desenvolvimento socioeconômico. O Idese é obtido pela média dos indicadores de saúde, educação e renda. Dentre os municípios da grande Getúlio Vargas a segunda melhor posição ficou com Sertão na 79ª, índice geral de 0,805: educação 0,791, renda 0,798 e saúde 0,825. Na sequencia Estação, na 146ª posição e índice de 0,781: educação 0,696, renda 0,779 e saúde 0,867.  Na 159ª entre os municípios gaúchos, Getúlio Vargas obteve o índice 0,775: educação 0,757, renda 0,715, e saúde 0,854.

III

Erebango, Coração Verde do Rio Grande ficou na 306ª classificação do Idese, com média de 0,728: educação 0,712, renda 0,653 e saúde 0,817. Na 488ª classificação, Floriano Peixoto alcançou o índice de 0,719: educação 0,621, renda 0,670 e saúde 0,868. Em relação ao ano anterior (2013), Erebango avançou 41 posições no ranking estadual, Getúlio Vargas 38, Sertão 27, e Floriano Peixoto 15. Por outro lado Estação regrediu 39 posições e Ipiranga do sul 02, apesar do indicador do Idese ter aumentado de 0,832 para 0,840 em relação ao ano anterior. 

 Curtas:

# Por maioria foi aprovada na Câmara de Getúlio Vargas o pedido do vereador Elói Nardi (PP) para a realização de uma audiência pública para possível desmembramento e alienação do Campo da Aviação.

# O vereador da base governista defendeu em plenário a proposta que prevê o uso dos recursos da venda na compra de um britador e de uma pedreira.

# O assunto tem merecido destaque na rádio corredor, com posições contrárias e favoráveis a iniciativa.

# Na legislatura anterior, quando era suplente e assumiu uma cadeira na Câmara, o vereador progressista apresentou um projeto para que os vencimentos dos vereadores fossem reduzidos para um salário mínimo sem lograr êxito. 

# O deputado estadual Altemir Tortelli (PT) denunciou através de vídeo postado nas redes sociais as condições da RS-135.

# O parlamentar apontou como crítico o trecho da rodovia entre Erechim e Getúlio Vargas.

# Exigiu providência por parte do governo do Estado alertando sobre o risco de vida dos usuários da estrada.

# Tiveram início os preparativos para a realização da 2ª Mostra da Construção – Feira Setorial de Getúlio Vargas que será realizada em outubro.

# Uma comissão organizadora coordenada por Ademar Rigon (PP), titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, está sendo formada para o evento.

# A primeira edição da Mostra ocorreu em outubro de 2015 foi um sucesso de público e vendas e novamente será organizada pela ACCIAS, CDL e Prefeitura Municipal.

# A equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas intensifica os trabalhos para a realização do XVIII Fórum Nacional de Educação.

# Com a temática “Entre saberes e fazeres, a construção; as ferramentas, os tempos, os espaços e os artífices” o evento será realizado entre os dias 19, 20 e 21 de julho.

Dito & feito:

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Daniel Fernandez (PP), ocupou o horário da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas, na sessão do dia 1º de junho. Ele falou sobre o Sistema de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos.




O Anjo Negro

Segunda-Feira, 29/05/2017 às 08:00, por Neivo A. T. Fabris

Líder político do movimento que deu fim a Primeira República (1889 – 1930), Getúlio Vargas foi chefe do governo provisório até 1934 quando foi eleito pela Assembleia Nacional Constituinte presidente da República. Em 1937 o político rio-grandense radicalizou ao impor o que chamou de “Estado Novo” e governou sem o Congresso, partidos e eleições. Não poupou os adversários, censurou a imprensa e teve o suporte do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Em 1945, com o fim da 2º Guerra Mundial foi apeado do poder e os brasileiros voltaram às urnas para eleger a Assembleia Nacional Constituinte e o presidente da República.

I I

Recluso numa das suas fazendas no interior de Itaqui (RS) teve muitos anos para refletir sobre sua longa permanência a frente do governo. Eleito presidente em 1950 Vargas retorna ao Palácio do Catete “nos braços do povo”. Nacionalista o “Pai dos Pobres” conhecia como ninguém os meios políticos e montou uma equipe de governo que qualificou de “ministério da experiência”. O recado foi claro: se os objetivos não fossem alcançados o gabinete seria substituído. Para a chefia do Gabinete Civil da Presidência nomeou Lourival Fontes, ex-diretor do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) no Estado Novo.

I I I

Já nos primeiros meses de governo ficou evidente o isolamento estabelecido pelo próprio Vargas. Calejado conhecia muito bem os meandros do poder e os interesses da classe política e empresarial. Obras públicas, linhas de crédito junto ao Banco do Brasil, cargos para parentes, amigos e correligionários eram demandas que não lhe interessavam. Em meio às intrigas palacianas o presidente tem como porto-seguro a filha Alzira e seu guarda-costas. Filho de escravos alforriados Gregório Fortunato era natural de São Borja e após o fracassado Golpe Integralista contra Vargas foi chamado à guarda pessoal.

I V

Desde o retorno a presidência em 31 de janeiro de 1951 Getúlio Vargas era acompanhado dia-e-noite por Fortunato. Sua proximidade com o chefe de Estado provoca ciumeira nos meios políticos. Apesar da blindagem a campanha contra seu governo cresce na medida em que o projeto nacionalista avança. O isolamento do presidente se acentua na mesma proporção dos ataques de seus adversários. A tentativa de assassinato de Carlos Lacerda no dia 05 de agosto de 1954 e a morte do major da Aeronáutica Rubens Florentino Vaz cria uma crise política e Gregório Fortunato é acusado de ser o mandante da ação.

V

Durante as investigações a polícia encontrou papéis e muito dinheiro junto aos pertences do suspeito que residia no Catete. Em que pese receber um salário de 15 mil cruzeiros Fortunato possuía bens estimados em mais de 65 milhões de cruzeiros. A crise estava estabelecida e a saída encontrada por Getúlio Vargas no dia 24 de agosto extrema. Ainda antes de morrer na cadeia foram reveladas as ações do Anjo Negro, como ficou conhecido. Fortunato havia se transformado em porta voz dos interesseiros junto a Vargas e para cada “favor” prestado era devidamente remunerado. Diante da enxurrada de escândalos que pululam nos dias atuais o caso descrito acima suscita infinitas reflexões.

Curtas:

# O governador José Ivo Sartori (PMDB) vai estar em Erechim na manhã desta segunda-feira (29).

# O chefe do governo gaúcho será recebido na Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) aonde vai assinar liberação de recursos.

# Os valores serão aplicados na aquisição de um novo tomógrafo que será utilizado no atendimento de pacientes de toda a região.

# O deputado estadual Gilberto Capoani (PMDB) liderou as audiências junto as Secretarias da Saúde e da Fazenda para garantir o investimento.

# O Plano Plurianual (2018 – 2021) será apresentado pelo governo do município de Getúlio Vargas.

# A audiência pública está programada para a próxima terça-feira (30), às 19 horas, na Câmara Municipal de Vereadores.

Dito & Feito:

O promotor de Justiça Fabiano Dallazen será o novo procurador-geral de Justiça do RS para o biênio 2017/2019. A confirmação foi feita pelo governador do Estado, José Ivo Sartori (PMDB) na terça-feira (23). Fabiano Dallazen, que atuou na Comarca de Getúlio Vargas, foi o primeiro colocado na eleição interna do Ministério Público, com 582 votos (70,9%). A posse está marcada para o dia nove de junho. 




No olho do furacão

Segunda-Feira, 22/05/2017 às 07:45, por Neivo A. T. Fabris

Ao iniciarem o expediente na manhã de segunda-feira (22) os prefeitos que estiveram em Brasília ao longo da semana, terão muitas histórias para contar. Uma comitiva de 30 pessoas, formada por prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, que integraram a delegação da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) participaram entre terça-feira (16) e quinta-feira (18) de um evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

I I

A Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios é apontada como o maior encontro político em número de autoridades do mundo e nesta edição contou com a presença de mais de quatro mil pessoas. Da região participaram representantes dos municípios de Campinas do Sul, Entre Rios do Sul, Erval Grande, Floriano Peixoto, Marcelino Ramos, Quatro Irmãos, São Valentim, Sertão e Severiano de Almeida.

I I I

Os prefeitos ainda estavam no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB) no início da noite de quarta-feira (17) quando saíram às primeiras informações acerca da delação dos donos da JBS.  Eles entregaram a Procuradoria Geral da República (PGR) gravações que revelam um possível aval do presidente Michel Temer (PMDB) para comprar o silêncio do ex. deputado Eduardo Cunha (PMDB).  

I V

Na terça-feira (16) o presidente da República havia estado na abertura da XX Marcha a Brasília. Na oportunidade Temer assinou uma medida provisória que prevê o parcelamento da dívida previdenciária dos municípios. Ele elogiou a mobilização do movimento municipalista e incentivou os gestores a continuar lutando na busca de melhorias das cidades.

V

No final da manhã de quinta-feira (18), quando era feita a leitura da Carta da XX Marcha a Brasília em defesa dos Municípios o clima era de perplexidade e incerteza. A nota divulgada pelo Palácio do Planalto, que Temer não participou e nem autorizou qualquer movimento com o objetivo de evitar a delação de Cunha, virou letra-morta. Os últimos a sair do Palácio do Planalto, do Jaburu, e dos Ministérios que apaguem as luzes e desliguem o ar condicionado. O tema do evento da CNM “O Brasil em Reformas” foi mais do que apropriado.

Curtas:

# A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas vai realizar na próxima quinta-feira (25) uma Sessão Solene para entrega do Prêmio Mulher Cidadã.

# A iniciativa tem por objetivo homenagear mulheres que tenham se destacado profissionalmente ou prestado trabalhos de responsabilidade social voluntariamente, no âmbito municipal.

# O Prêmio, que será entregue anualmente no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, contará com uma indicação de cada bancada dos partidos que compõem a Câmara.

# Nesta primeira edição vão ser homenageadas Antônia Fatima Werminghoff, Ivone De Giacometti Peruzzolo e Linda Maria Santolin.

# A Lei que criou a distinção foi apresentada pela vereadora Deliane Assunção Ponzi (PMDB) e aprovada no mês de março.

# No ano de 2002 a vereadora Cleonice Forlin (PMDB) teve a anuência dos demais vereadores para instituir o título de Mulher Cidadã de Getúlio Vargas.

# Naquela legislatura foram realizadas outras duas sessões solenes em homenagem as mulheres através de Resoluções e Decretos Legislativos.

# A Câmara de Vereadores de Floriano Peixoto aprovou por unanimidade o pedido de informação do vereador Martinho Piva (PTB) na sessão ocorrida na quarta-feira (17).

# O vereador quer que o prefeito forneça um relatório das horas trabalhadas pelas máquinas das Secretarias de Obras e da Agricultura nos primeiros quatro meses do ano.

# E ainda se há máquinas ou caminhões parados e em caso positivo qual o estado ou problemas com os mesmos.

Dito & Feito:

O vereador Dinarte Tagliari Farias (PP) teve aprovado o projeto de lei que dispõe sobre denominação de uma Rua no Loteamento Corina, Bairro Champagnat em homenagem a Octávio Stawinski. A esposa do homenageado, falecido em 09 de agosto de 2015, com 85 anos esteve presenta na sessão legislativa. 




O lixo nosso de cada dia

Segunda-Feira, 08/05/2017 às 08:00, por Neivo A. T. Fabris

A campanha “Cidade Linda Cidade Limpa” é mais um esforço da administração municipal para enfrentar um problema crônico que vem se agravando na cidade de Getúlio Vargas. O slogan “Não jogue lixo na rua. A cidade também é sua” vai estar estampado no material da campanha a ser veiculado na imprensa. De igual modo nos cartazes informativos que serão utilizados nas escolas da rede municipal estadual e particular e fixados em locais públicos.

I I

Criada na administração anterior a Secretaria Municipal do Meio Ambiente está à frente desta campanha. A mais recente resultou na coleta de centenas de equipamentos eletrônicos que foram devidamente destinados à reciclagem. Vereador na legislatura anterior e suplente na atual, o Daniel Fernandez (PP) é o atual titular da pasta do Meio Ambiente. As iniciativas adotadas contam com o respaldo do prefeito Maurício Soligo (PP) e do vice-prefeito Elgido Pasa (PP).

I I I

Apesar de tardia a coleta seletiva do lixo no centro e bairros da cidade pode ser considerada um avanço O tema começou a ser debatido ainda no ano de 2012 na Câmara de Vereadores. Diversas audiências públicas foram realizadas. Defensor da coleta seletiva o vereador Dinarte Farias (PP) lembra que foi realizado um estudo sobre a viabilidade da instalação de containers, adotados com sucesso em outras cidades. Por motivos financeiros a ideia não prosperou.

I V

Em vigor desde o dia 21 de agosto de 2016, a Lei nº 5.044 que dispõe sobre o Sistema de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos no Município de Getúlio Vargas vem sendo parcialmente cumprida. A legislação prevê advertência, mula e suspensão do exercício das atividades por até 90 dias pelo não cumprimento da mesma. O inciso IX do Art. 21, por exemplo, prevê multa de R$ 100,00 para quem depositar o lixo no local de coleta após esta ter sido realizada.

V

Passados quase dois anos desde que a Lei entrou em vigor não se tem informação acerca da aplicação de advertências e multas aos infratores. Ninguém pode descumprir a Lei alegando desconhecimento. É crível que após exaustiva campanha a administração irá determinar aso órgãos cometentes que entrem em ação. Tão ou mais eficaz do que qualquer campanha educativa, deverá ser aplicação de uma multa de R$ 200,00 (inciso VII) para quem despejar resíduos sólidos em vias públicas.

Curtas

# O deputado estadual Gilberto Capoani (PMDB) aproveitou o final de semana prolongado do Dia do Trabalho para cumprir um roteiro pela região.

# Na sexta-feira (28) participou em Soledade, ao lado do governador Sartori (PMDB) da abertura da Exposol 2017.

# No sábado (29) esteve em Sertão e Getúlio Vargas, onde participou de encontro com lideranças locais durante o jantar da Apae realizado no Centro Comunitário Centenário.

# O último compromisso ocorreu na segunda-feira (01), feriado do Dia do Trabalhador, na Festa do Novilho Precoce, em Quatro Irmãos.

# A bancada do PMDB está sugerindo que o município de Getúlio Vargas faça um cadastro junto a Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer do Estado para concorrer a recursos voltados a área.

# A proposta foi feita na sessão ocorrida na noite de quinta-feira (04) e sugere ainda a realização de projetos para aquisição de aparelhos de ginástica ao ar livre e bochas para as comunidades do interior.

# Na mesma noite o vereador Paulo César Borgmann (PP) propôs à administração municipal a contratação de um zelador para o Parque Municipal das Águas.

Dito & Feito:

A deputada estadual Silvana Covatti (PP) esteve em Getúlio Vargas na manhã de sexta-feira (05). Ela será recebida no Centro Administrativo pelo prefeito Maurício Soligo (PP) e o vice-prefeito Elgido Pasa (PP). Eleita pela primeira vez como deputada em 2006 a parlamentar cumpre seu terceiro mandato e na última eleição obteve 89.130 votos, a 4º posição entre os eleitos. No ano passado ela presidiu a Assembleia Legislativa tendo sido a primeira mulher a ocupar o cargo.  




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE