PUBLICIDADE

Colunistas


Fatos 16.06.2018

Sábado, 16/06/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

Movimento Democracia

Preocupado com os riscos à democracia e com as frequentes manifestações de intolerância e violência, um grupo de cidadãs e cidadãos integrado por intelectuais, religiosos, artistas, professores, juristas, profissionais liberais, assalariados, autônomos, servidores públicos, pequenos e médios empresários organizaram o Movimento Democracia, Diálogo e Divesidade – M3D. Ele será lançado oficialmente no dia 27 de junho, às 18h30, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.

No evento, de caráter cultural e político, que conclamará todas as instituições, organizações, movimentos, sindicatos, tradições religiosas, partidos e pessoas que acreditam no respeito ao outro e na democracia, será lido o Manifesto em Defesa da Democracia, bem como a carta de princípios do movimento. É possível assinar o manifesto na internet. Vai o link: https://bit.ly/2yi23Ke.

Havan

Representante da Havan e Sindicato dos Trabalhadores do Comércio voltaram a se reunir esta semana. Negociações avançaram e trabalhadores terão assembleia na próxima quinta feira. Em Caxias do Sul, empresa teve problemas com o canteiro de obras, que foi embargado pelo Ministério do Trabalho.

Parceria

Havan e Comercial Zaffari são parcerias nos empreedimentos em Passo Fundo e Caixas do Sul. Na obra de Caxias as duas constroem na mesma área. O Zaffari, o Stock Center e a Havan a sua megaloja. Aqui em Passo Fundo, a Havan vai se instalar  na área que fica ao lado do Stock Center da Petrópolis.

Projeção

O PSB pretende participar destas eleições com 10 candidatos próprios a governos estaduais, 10 candidatos ao Senado, e projeto eleger 45 deputados federais. No momento não está preocupado em firmar uma parceria com candidato à Presidência, embora o fará em julho. Atenção maior para a Presidência será dada no segundo turno.

Federal

Definida a pré-candidatura de Beto ao Senado, também está certa a pré-candidatura do vereador Saul Spinelli para deputado federal. 




Fatos 15.06.2018

Sexta-Feira, 15/06/2018 às 14:00, por Zulmara Izabel Colussi

Presenças
Os pré-candidatos Roberto Robaina, PSOL, e Jairo Jorge, PDT, foram os únicos candidatos que cumpriram compromisso assumido junto a Associação dos Municípios do Nordeste do Estado, Amunor, no Painel de quarta-feira. Responderam a sete questões formuladas pelos 19 prefeitos que integram a Associação. Principal e mais dramáticos dos problemas: a falta de ligação asfáltica entre municípios e entre regiões. A intenção da Amunor, presidida pela prefeita de Santa Cecília do Sul, Jusene Peruzzo, era de mostrar a realidade regional aos que pretendem comandar o Estado. À convite da Amunor, fiz a mediação do Painel, que foi transmitido por várias rádios da região. E como disse a prefeita Jusene, que não foi, saiu perdendo.

 

Alçando voos
O passo-fundense Caio Rocha é o novo Coordenação Regional do Instituto Interamericano de Agricultura – IICA, órgão vinculado à Organização dos Estados Americanos – OEA, responsável pela agricultura. O foco de atuação serão os países do Mercosul e o Chile, com cerca de 6 milhões de agricultores, 80% familiares. O ex-presidente da Emater ocupava o cargo de Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS. Já começou o trabalho pela Costa Rica.


Base

DEM, PROS e PSL integram a chapa encabeçada pelo deputado federal Luis Carlos Heinze, ao governo do Estado. O lançamento aconteceu nesta quinta-feira (14), em Porto Alegre. O PP dará a base para a campanha de Bolsonaro à Presidência da República,no Rio Grande do Sul.


Editais e afins
Governador José Ivo Sartori vem a Passo Fundo, no dia 22, próxima sexta-feira, para autorizar a publicação do edital para contratar empresa que fará obra do Aeroporto Lauro Kortz. Também vai entregar três caminhonetes ao BOE de Passo Fundo. São veículos usados, mas em ótimo estado. No mesmo ato, vai assinar edital para a construção do presídio de Erechim, que terá 650 vagas. A novidade é que o Estado ganhou a área do município e vai destinar outras três áreas de sua propriedade para a empresa que construir o prédio da penitenciaria. Sem dinheiro, tem que fazer permuta.




Fatos 13.06.2018

Quarta-Feira, 13/06/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

Audiências
O prefeito Luciano Azevedo está em Brasília para tratar de questões do município que envolvem verbas federais. Uma delas é a retomada das obras da Escola de Educação Infantil do Parque do Sol, paralisada há mais dois anos porque a empresa licitada pelo governo federal alegou problemas financeiros. Também foi discutida a liberação de recursos para obras nos bairros São José, Santa Marta, Santa Maria e Manoel Portela. Os recursos haviam sido prometidos e devem ser liberados nas próximas semanas. Luciano recebeu a confirmação da liberação de R$ 200 mil para custeio na área de saúde e segue em busca de recursos federais para a construção da nova sede da Escola Municipal de Autistas - Olga Caetano Dias. O presidente da Câmara Pedro Daneli, PPS, acompanha as agendas.


Viabilidade
O professor José Carlos Carles de Souza tem recebido apoio da cúpula do PSD para disputar uma vaga à Assembleia Legislativa, em outubro deste ano. O presidente do diretório estadual, Humberto Chito, o vice-governador José Cairoli e o Senador Lasier Martins já manifestaram o apoio para oficializar a candidatura, em dobradinha com Paulo Caleffi, empresário dos ramo dos transportes, ex-presidente da Fetransul, que tem base eleitoral em Bento Goncalves. A convenção ocorrerá em julho, mas a perspectiva de concorrer está se viabilizando.

 

Lixo
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente já conseguiu remover 50% do lixo que ficou acumulado na Usina de Reciclagem, por conta da greve dos caminheiros. Mais duas semanas serão necessárias para a limpeza completa do local.

 

Base
O deputado Juliano Roso, PCdoB, que buscará a reeleição neste ano, conta com a ampliação da base eleitoral para, também, ampliar a votação. Além de Passo Fundo, trabalha com apoio em Erechim, Carazinho, Cruz Alta, Santa Rosa, São Gabriel, Santa Maria, Novo Hamburgo Ijuí, Pelotas e a Região Metropolitana. O espaço deixado por Manuela D ´Ávila, que continua pré-candidata à Presidência da República, favorece a ampliação da base.




Fatos 12.06.2018

Terça-Feira, 12/06/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

Painel

Pré-candidatos ao governo do Estado estarão reunidos na quarta-feira à tarde para um Painel, promovido pela Associação dos Municípios da Região Nordeste, Amunor. O evento será em Sananduva e só participarão prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores. Os pré-candidatos responderão a sete questões elaboradas pelos 19 prefeitos que integram a Associação. São perguntas que dizem respeito às demandas da região. Presidida por uma mulher, prefeita de Santa Cecília do Sul, Jusene Peruzzo, é a primeira vez que a Amunor reúne os aspirantes ao Piratini para uma conversa mais próxima. Qual é o olhar dos pré-candidatos para esta região? Eis a grande questão.

Indicação

A leitura do atual cenário é a seguinte: quem o ex-presidente Lula indicar apoio, tem grande chance de conquistar os 30% de eleitores que aparecem como indecisos nas pesquisas de intenção de voto. E isso mudar tudo. As apostas recaem para Ciro Gomes, PDT.

Vereadores

O vereador Zigomar Zanin (PSB) foi eleito por aclamação o novo Presidente da Associação das Câmaras de Vereadores da Região da Produção. A chapa única tem o vereador de Passo Fundo, Luiz Miguel Scheis, PDT, como vice-presidente.

Dívida

O PSB remarcou o encontro que vai definir o candidato ao Senado pelo partido. Será na quinta-feira, dia 14, às 19h30, em Porto Alegre. Beto Albuquerque mantém-se firme no propósito. O partido deve isso a Beto. Qualquer decisão em contrário será traição da pior espécie.

 

 




Fatos 09.06.2018

Sábado, 09/06/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

A fake news rola solta
O velho ditado de que uma imagem vale mais do que mil palavras, não vale em tempos de redes sociais. Nem tudo o que você compartilha por ai, é verdade e, portanto, mil palavras são fundamentais para explicar o contexto. Pois o episódio do homem dormindo numa casinha de cão comunitário na Praça da Vera Cruz, numa noite fria, que causou comoção e a maior confusão, não passou de uma brincadeira. Sim, a comoção foi desnecessária e a confusão que veio depois mais ainda. O homem em questão posou para fotos depois de apostar com um grupo de rapazes que era capaz de entrar na casinha do cão comunitário. Tremenda fake news (notícia falsa) que gerou a instalação de outra casa, só que maior, na mesma praça, para abrigar o morador de rua. E que mais tarde rendeu showzinho em nome da “solidariedade”. Matéria completa, apurada seguindo as regras do jornalismo você lê na página 9 desta edição.

 

Sem noção
As pessoas estão perdendo a noção, o juízo e fazendo das redes sociais a arma para destilar ódio, desavenças e tumultuar situações que poderiam ser resolvidas de outra forma. O episódio da casinha instalada na Praça da Vera Cruz, com o pretenso propósito de abrigar morador de rua é um exemplo disso. Imagina se cada cidadão resolver, no seu momento de solidariedade, instalar casinhas de bonecas nas praças e nas ruas para abrigar moradores de rua?

 

Os meios legais
Os casos verídicos de vulnerabilidade devem ser tratados com responsabilidade. Não é uma brincadeira de casinha. Existem meios e programas específicos. O caminho adequado são os serviços sociais, como Centro Pop, abordagem social e o Albergue, só para citar alguns. Também existem inúmeras entidades assistenciais e grupos de voluntários que prestam serviços. Agora, se você acha que o Poder Público não está dando conta, existem meios também para denunciá-lo. O Ministério Público é um deles.

 

Praga
A fake news é a praga dos tempos modernos e tecnológicos. Está dando trabalho dobrado aos veículos de comunicação tradicionais, que se veem aos tombos para desmentir milhares de notícias falsas que multiplicam na rede como inço em da quente e chuvoso. O remédio é apurar dentro da prática do velho e bom jornalismo. Seguimos firmes, na missão de bem informar. E para quem se passa com agressões verbais, achando que pode tudo, o caminho é a Justiça.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE