27/09/2010
Segunda-Feira, 27/09/2010 por Zulmara Colussi

  • Bom resultado

Saldo positivo nas contas do município é resultado de uma conta bastante simples e doméstica: não se gasta mais do que se recebe. Ao final do mês, sobra dinheiro. É basicamente isso que tem feito o secretário Cesar Bilibio à frente da secretaria de Finanças. Leva tudo na ponta do lápis. É criticado, por vezes, por ter a mão fechada. Mas, a população agradece, pois afinal o dinheiro que está sendo gerido é público. O resultado foi apresentado no sábado. Em oito meses, o município registrou saldo positivo de R$ 8 milhões.

  • Ajuste

Um dos pontos que chama a atenção do relatório é que o município conseguiu reduzir os seus gastos com a folha de pagamento. Resultado dos ajustes que foram feitos nos últimos meses. Agora, a folha consome 51% do orçamento, abaixo do que é estabelecido pela constituição.

  • Saiu da gaveta

Finalmente saiu da gaveta a secretaria de Segurança. Os vereadores se posicionaram depois de uma sessão tensa e de muitas manifestações. Também saiu da gaveta a iniciativa do Executivo em ajudar o Festival de Folclore. O que restam das contas, finalmente será pago aos credores. Todos eles, diga-se de passagem, esperaram pacientemente para receber o devido. E esperaram porque tem confiança nos organizadores do evento.

  • Quem sabe

Esta coluna já analisou em outra ocasião e repete a mesma reflexão sobre
a composição que sustenta politicamente a administração do prefeito Airton Dipp. A experiência entre o PMDB e do PDT para o governo do Estado é mais do que uma simples experiência. Pode significar uma aproximação maior entre os dois partidos para daqui a dois anos. A disposição da bancada do PMDB em atender ao apelo do prefeito para que votasse favoravelmente à criação da secretaria indica mais do que simplesmente apoiar um projeto do Executivo. Veremos nos próximos meses ou daqui a dois anos.

  • Cotados

Por falar em secretaria de Segurança, especula-se que um dos nomes cotados para a atuar na pasta, não necessariamente como secretário, é o de Carlos Giugno. Militante do PDT, o nome de Giugno é forte por sua experiência no Conselho e em ações voltadas à segurança pública.

  • Homenagem

No dia 15 de outubro, os amigos do prefeito Airton Dipp vão recepcioná-lo no Gran Palazzo, em comemoração aos 60 anos. O Ministro Gilson Dipp confirmou presença ao evento. Vale dizer que Dipp sempre foi muito reservado em relação a este tipo de comemoração.

  • Rápidas

* Em dias de chuva é sentida a ausência dos agentes de trânsito em vários pontos da cidade. Na quarta-feira, professores, alunos e pais do Menino Jesus registraram dificuldades para controlar o trânsito nos horários de entrada e saída da escola. Chovia muito.
* José Fogaça fez nova visita a Passo Fundo. Foram duas ocasiões depois de oficializado candidato e pelo menos outras duas na pré-campanha.
* Quem também esteve por aqui foi Tarso Genro que reforçou a promessa de levar um passo-fundense para o primeiro escalão, se eleito for. Quem será???
* A governadora Yeda Crusius, no entanto, candidata a reeleição pelo PSDB, não veio de novo, depois de marcar agenda em Passo Fundo. Ela visitaria a Construmóveis no sábado à tarde, mas cancelou.

Comentários dos leitores

O Jornal O Nacional não se responsabiliza por opiniões emitidas por terceiros neste espaço. Mas informa que comentários ofensivos ou que exponham pessoas, entidades ou empresas serão excluí­dos pelo moderador.



Deixe seu comentário:


Nome
Email (não será publicado)
Por favor informe a soma de (anti-spam) 3 + 1 + 2
Deixe seu comentário

Nome

Zulmara Colussi

Perfil

Perfil não cadastrado

Arquivo

A bola da vez

Fatos

Aposta

Fatos

Fatos

Fatos

Fatos

Fatos

Fatos

Escâdalo