Cultura

Publicada em: 28/09/2012 - 08:32

A A A

Noite para ouvir os melhores sambas do Brasil

Show acontece no dia 29 de setembro

Créditos: Divulgação
Noite para ouvir os melhores sambas do Brasil

A Wagner & Cia organiza o seu sétimo show no Teatro do Sesc onde levará ao palco os melhores sambas brasileiros. Os ensaios que começaram no início deste ano culminam em um grande show no dia 29 de setembro às 20h.
Uma roda de samba é a temática da produção, uma noite em que os convidados poderão ouvir os melhores sambas do Brasil de todos os tempos. Dentre as novidades está a criação de um bar no palco, além da participação de músicos e da Baillar Academia de Dança, quando a ideia é criar um clima bem descontraído para quem gosta de samba.

Este ano a direção musical está a cargo do Guilherme Gambatto da Silva, o Guga, grande violonista formado pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Acompanham Lucas Fortes Wagner no cavaquinho e no banjo, Rafael Terres no violão de sete cordas e Fernando Gattermann no bandolim, além dos percussionistas Jonathas Ferreira, diretor pedagógico da Musiclass, Odorico Ribeiro e Matheus Moresco. O show tem a participação especial do maestro Rodrigo Ávila da Orquestra Beija-Flor no clarinete saxofone soprano e flauta transversal. Os vocais têm a participação das vozes Jaqueline Drum de Souza e Maura De Carli. As vozes masculinas são do professor de psicologia, Francisco dos Santos Filho e do médico psiquiatra Cláudio Joaquim Paiva Wagner. "Isto na verdade é uma brincadeira séria e bem divertida. É um passatempo, um hobby que tem por objetivo promover a cultura, a música e as artes de modo geral", confessa o médico e músico.

O início
"Este é o sétimo espetáculo que eu estou envolvido de alguma forma. Começou com a elaboração do roteiro no ‘Vinícius’ juntamente com a voz e a interpretação das poesias evoluindo para tocar um instrumento em todos os outros espetáculos, no caso, o violão. Depois veio o Show ‘Sempre Bossa Nova’, depois o ‘Bossa Nova e Poesia I e I’, a ‘Alquimia Poética’ e no ano passado o show ‘Chico Buarque: seresteiro, poeta e cantor’. Junto com todos estes espetáculos veio o interesse pela produção e a manutenção da elaboração do roteiro, a escolha das músicas, poesias e outras criações”, explica Wagner.

Repertório
A escolha do repertório se deu de forma aleatória, conforme Wagner. De acordo com ele, foi ouvindo vários shows de samba em DVDs e CDs e de forma saudosista, relembrado de sambas do passado, de clássicos do samba e de sambas de raiz que o repertório foi definido.

“Algumas pessoas têm me dito que a Cia vem criando um público próprio, particular. Eu acho graça disto. Na verdade tenho feito o que gosto, faço para me distrair. Inicia com uma ideia e vou imaginando, criando. Passo muitos meses ensaiando e me preparando para o dia do show, mas o mais divertido de tudo isso para mim são os ensaios, a preparação. Onde literalmente ‘eu viajo’ e deixo os problemas e os fatores estressores de lado. O público pode esperar um show animado, para cima, para cantar junto, rir e por que não até dançar, ou melhor, sambar” conta Cláudio.

Um sonho na sétima edição
Certamente é um sonho que se concretiza, revela o mentor do projeto. “Eu mesmo fico impressionado como os espetáculos que tenho participado e produzido têm sido apresentados em alto nível. E acredito que isto, em grande parte, se deve ao profissionalismo de todos os que trabalham e a se entregam ao projeto junto comigo. Pode-se dizer que é um show amador e profissional ao mesmo tempo”, destaca.

Serviço
Roda de samba com Wagner & Cia
29 de setembro
Teatro do Sesc às 20h
Ingressos: por R$ 30 e meia entrada, R$ 15
Aquisição pelos telefones: (54) 3313-6366 e/ou tele-entrega (54)3312-3388

Palavras-chave:

Música

Samba

Grupo ON Comunicação
Acompanhe aqui as notícias mais recentes sobre política, economia, esportes, moda, cultura, blogs de Passo Fundo e Região.