PUBLICIDADE

Cultura


A magia do cinema itinerante

Publicada em: 07/10/2017 - 09:00

Começa em Passo Fundo etapa gaúcha do projeto Cinesolar. Projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes. Oficina estimula jovens a produzirem o próprio curta-metragem

A magia do cinema itinerante

Atividade em Passo Fundo acontece neste sábado, no Parque da Gare

Crédito: Danilo Ramos/Divulgação

O Cinesolar, iniciativa brasileira de cinema itinerante, que exibe filmes a partir da energia solar, estará no mês de outubro em diversas cidades gaúchas. No roteiro, Passo Fundo é a cidade estreante e receberá exibições de curta e longas metragens, oficinas de cinema e exposição tecnológica sustentável. A programação acontece neste sábado (07), no Parque da gare, com oficina a partir das 14h. Outras 12 cidades receberão o projeto. Para a exibição dos filmes, o projeto utiliza uma van abastecida por energia limpa e renovável, unindo arte, cinema e sustentabilidade. O veículo está equipado com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior da van, há 100 assentos para o público, telão de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam aos locais de exibição o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

Oficina de cinema

A Oficinema Solar (Oficina de Cinema) também acontecerá em Passo Fundo a partir das 14h de sábado e contará com a participação de cerca de 30 estudantes. Além de participarem de uma introdução ao audiovisual e de desenvolver um roteiro de cinema, durante a oficina esses jovens produzem um curta-metragem, que é exibido à noite, junto com os outros filmes da programação. Durante as sessões de cinema, o público pode visitar também a Eco Estúdio Solar - exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia. Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.O projeto é realizado pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Na maioria das cidades gaúchas do percurso, o projeto tem o patrocínio da RGE, da RGE Sul e da CPFL Renováveis, empresas do grupo CPFL Energia.

Programação

Dia 7 de outubro, sábado

Local do evento: Parque da Gare (Anfiteatro) - Em caso de chuva será na Antiga Estação Férrea.

19h30 - Exibições de quatro curtas-metragens infantis, com a temática da sustentabilidade. Serão apresentados “Pajerama” (9min) e “Procura-se” (15min), além de outros dois filmes da mostra “Curtas Brasília”, escolhidos na hora.

20h10 - Exibição do longa-metragem “O Palhaço”

Local da Oficina: sala da antiga Feira do Produtor

Horário da Oficina: 14h às 17h      

Público da Oficina: alunos de escolas da região

Parceiros locais: Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação e Cultura

Patrocínio: RGE

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE