PUBLICIDADE

Cultura


Prefeitura lança 3ª edição do Prêmio Funcultura

Publicada em: 13/10/2017 - 08:00

O prêmio que fomenta e valoriza a cultura através do financiamento de projetos culturais no município, viabilizado pela criação do Fundo Municipal de Cultura de Passo Fundo (Funcultura), chega a mais uma edição. O edital da 3ª edição do Prêmio Funcultura foi lançado nessa quarta-feira (11) pela Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Cultura. O prazo de inscrições ficará aberto de 12 de outubro a 28 de novembro de 2017.

Ao todo, oito projetos das áreas de teatro, música, literatura e eventos culturais serão premiados com o valor de R$ 10 mil cada, totalizando R$ 80 mil para a realização das ações propostas. Até o momento, o Funcultura já premiou 15 iniciativas culturais. “Estamos muito feliz por lançar o terceiro Prêmio Funcultura. Chegaremos a 23 projetos contemplados no início do ano que vem, um grande avanço para o setor cultural”, ressaltou o secretário de Cultura, Pedro Almeida.

Os projetos devem fomentar e estimular a produção artístico-cultural no município contemplando quatro áreas:
Área 1 Produção de vídeos, filmes e outras formas de reprodução fonovideográficas de caráter cultural.
Área 2 Na produção e edição de obras relativas às letras, humanidade e artes.
Área 3 Na realização de exposições, mostras, festivais, espetáculos de teatro, música ou dança e congêneres, que fomentem direta- mente a produção artístico-cultural local.
Área 4 Na execução de programas, projetos, pesquisas, promoções, eventos e concursos que visem fomentar e estimular a produção artística e cultural em Passo Fundo.

Os projetos deverão ter como seu principal local de produção e execução Passo Fundo. Após executado o projeto, o produto cultural pertencerá ao proponente, que poderá vendê-lo para fora de Passo Fundo. Ainda, todos os projetos concorrentes ao apoio do Fundo deverão oferecer retorno de interesse público.

Para concorrer ao prêmio, empreendedores (pessoas físicas) e entidades privadas com ou sem fins lucrativos devem, além de possuir o projeto cultural, ter domicílio ou sede comprovados no município de Passo Fundo há, no mínimo, dois anos. A habilitação compreende uma triagem, de caráter eliminatório, com o objetivo de verificar se o proponente cumpre as exigências previstas para inscrição conforme edital.

Inscrições
Para realizar a inscrição os interessados devem acessar o edital completo no site da Prefeitura de Passo Fundo (www.pmpf.rs.gov.br) e seguir os requisitos previstos.

Funcultura
O Fundo Municipal de Cultura de Passo Fundo teve o primeiro passo através do projeto de lei de autoria do então vereador Juliano Roso, que foi vice-prefeito de Passo Fundo ao lado do prefeito Luciano Azevedo. Em 2014, Luciano sancionou o projeto do Funcultura, criando a lei nº 4.676.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE