Geral

Publicada em: 10/10/2012 - 00:38

A A A

Preparativos finais para romaria

Cerca de 30 equipes trabalham na organização da segunda maior romaria do Brasil em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. A edição deste ano da romaria contará com um presente: a réplica da imagem original de Nossa Senhora doada pelo Santuário Nacional de Aparecida em agosto deste ano.

Créditos: Natália Fávero/ON
Preparativos finais para romaria

Natália Fávero/ON

Equipe organizadora da 32ª Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida trabalha nos últimos preparativos para a festa que acontecerá neste domingo (14). Nesta semana, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Passo Fundo está recebendo melhorias para receber cerca de 200 mil fiéis de vários municípios do Rio Grande do Sul. A Romaria terá segurança, banheiros químicos, ambulância e banheiros químicos ao longo dos sete quilômetros de trajeto entre a Catedral e o Santuário. Haverá atendimento de confissões e bênção individual aos romeiros durante todo o domingo. A festa contará com o tradicional churrasco e carreteiro ao meio-dia.

Segundo o coordenador geral da romaria, padre Valcir Rizzardi, a organização do evento foi dividida em 28 equipes para tratar dos preparativos envolvendo a cozinha, o churrasco, a limpeza, o trânsito, a infraestrutura, os camelôs, o espaço litúrgico, a procissão, a sonorização, entre outros.  Na tarde de ontem (09), funcionários da prefeitura apararam a grama do Santuário. O local também recebeu melhorias na rede elétrica, limpeza geral e empedramento nos principais acessos.

Imagem especial
A edição deste ano da romaria contará com um presente: a réplica da imagem original de Nossa Senhora Aparecida doada pelo Santuário Nacional de Aparecida em agosto deste ano. Uma espécie de reconhecimento a segunda maior romaria do país. “Esta imagem esculpida em madeira é especial. Ela está peregrinando na arquidiocese e chegará ao Santuário de Passo Fundo no domingo”, disse o coordenador geral da romaria. “Com a mãe Maria, somos Igreja em missão” é o lema da romaria. Este lema reflete o trabalho de evangelização que acontece neste ano na Arquidiocese. O padre Rizzardi disse que não há palavras que expliquem tamanha devoção dos fiéis a Nossa Senhora Aparecida. “É difícil explicar com palavras esta devoção. Acredito que o povo está vivendo numa sociedade sem limites e muitas pessoas se agarram na fé, pedem a proteção, agradecem pelas graças. É uma fé muito forte”, frisou o padre.

Estrutura
O evento contará com toda a estrutura necessária durante a romaria e a festa no santuário. A Polícia Rodoviária Estadual e a Guarda Municipal de Trânsito serão responsáveis pela organização do Trânsito. Os romeiros utilizarão a faixa esquerda da rodovia (sentido centro/santuário) e a pista da direita se tornará mão dupla para o tráfego de veículos. Um cordão dividirá o espaço. Homens foram contratados para a segurança interna e a Brigada Militar fará a segurança externa. Os romeiros poderão acender velas em um espaço específico próximo ao Pórtico, no lado esquerdo. Cerca de 60 caixas de som serão instaladas ao longo do trajeto que também contará com dezenas de banheiros químicos. O Santuário que também conta com banheiros fixos.
 
Almoço e lanches
Estão previstos cerca de 5 mil Kg de carne para o tradicional churrasco ao meio-dia. O espeto com 2 Kg de carne custa R$ 30,00. Também haverá o carreteiro com salada e pão com preço de aproximadamente R$ 5,00. Saladas variadas, pastel, cachorro quente, doces e tortas fazem parte do cardápio. Também serão preparadas cerca de 3,5 mil cucas. No local não será permitida a venda de bebida alcoólica.

História da romaria
Passo Fundo é um grande centro de devoção a Nossa Senhora Aparecida, o segundo depois de Aparecida do Norte, São Paulo. Nossa Senhora Aparecida é a padroeira da Arquidiocese de Passo Fundo, por isso a romaria em sua honra. A ideia de realizar uma romaria surgiu em 1980, quando aconteceu uma festa no interior do Seminário Diocesano, com a participação de aproximadamente 200 pessoas. A partir daí ela não parou mais de crescer. A partir da terceira edição da romaria, a procissão começa na Catedral, no centro da cidade de Passo Fundo, percorrendo sete quilômetros até o Santuário, na saída para Soledade. No ano passado, a romaria reuniu aproximadamente 200 mil pessoas.

Programação:
Sexta-feira (12/10)
8h - Romaria dos Motociclistas, Taxistas e Cavaleiros. Saída da Catedral. Após a romaria, missa crioula no Santuário e churrasco ao meio-dia.
Domingo (14/10)
7h - Missas no Santuário e na Catedral
8h - Saída da procissão da Catedral
10h30 - Missa campal no Santuário
14h30 - Benção aos romeiros e objetos religiosos

Oração da 32ª Romaria
Ó Deus, Pai de bondade, derramai sobre nós e nossa arquidiocese a força do Espírito Santo, para que sejamos melhores discípulos missionários do Senhor Jesus. Fazei que, alimentados pela Palavra e pela Eucaristia sejamos, com Maria, uma Igreja em missão, levando a todos o amor de Jesus Cristo, vosso filho que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém!

Palavras-chave:

Nossa Senhora Aparecida

Romaria

Grupo ON Comunicação
Acompanhe aqui as notícias mais recentes sobre política, economia, esportes, moda, cultura, blogs de Passo Fundo e Região.