Geral

Publicada em: 28/02/2013 - 08:00 , por Gerson Lopes/ON

A A A

30 mil alunos voltam à sala de aula

Falta de professor foi registrada em duas turmas da rede estadual e municipal

Créditos: Gerson Lopes/ON
30 mil alunos voltam à sala de aula
Aluna da 5ª série da escola Ernesto Tocchetto, Letícia Machado Priatto, 10 anos, disse que estava ansiosa em voltar para a escola e encontrar os colegas.

O retorno às aulas ontem para os cerca de 30 mil alunos das redes estadual e municipal de Passo Fundo foi considerado tranquilo pela 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e Secretaria Municipal de Educação. O problema da falta de professores no início do ano letivo ocorreu apenas em dois educandários. Na Escola Estadual Ernesto Tocchetto, a direção teve de avisar os  pais dos alunos da 1ª série, turno da tarde, de que não haveria aula em razão da falta de professor. Coordenadora da CRE, Marlene Silvestrin explicou  que o problema ocorreu em razão do pedido de aposentadoria feito pela professora titular, faltando uma semana para o início do ano letivo. “Não tivemos tempo hábil para repor, mas já estamos providenciando uma substituta” afirmou.

Segundo o diretor da escola, Luiz Alberto Calieron, a orientação é de que outra professora da escola assuma. “Vou fazer o convite para saber se ela aceita assumir. Se isso acontecer, farei uma reunião com os pais para informar sobre a mudança.  A nossa preocupação é com a continuidade da mesma professora ao longo do ano. Isso é importante para o processo de aprendizagem das crianças” comenta. Somente em Passo Fundo, a 7ª CRE é responsável por 18 mil alunos distribuídos em 37 escolas e 1.500 professores. 

A ausência de professor também prejudicou o retorno às aulas para 25 alunos da 5ª série da Escola Municipal Urbano Ribas, na vila Independente. Segundo a diretora Margarete Roseli Neves, o fato ocorreu porque a professora titular está aguardando a permuta da rede estadual para a municipal. Os estudantes do turno da manhã tiveram de voltar para casa.  Segundo o secretário de educação, Edemilson Brandão, uma professora será deslocada em regime especial para substituição temporária até que a situação seja normalizada. Segundo ele, a turma terá aula normal  a partir de hoje.
“Registramos apenas essa situação que já está contornada. Percorri várias escolas durante todo o dia. Na nossa avaliação, o retorno foi bastante tranquilo” afirmou o secretário. A rede de ensino municipal conta com 1.273 professores efetivos para atender 11 mil alunos no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e 260 professores efetivos para atender 3,4 alunos da educação infantil.

Transformação
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Gervásio Lucas Annes recepcionou seus alunos no primeiro dia de aula, inicialmente com boas vindas, pela direção e após com a participação do Projeto Transformação, coordenados pela irmã Inês, tornando o ambiente alegre e festivo. Após os alunos foram encaminhados para suas respectivas turmas, com atividades de integração, junto aos professores.

Palavras-chave:

Aulas

educação

Grupo ON Comunicação
Acompanhe aqui as notícias mais recentes sobre política, economia, esportes, moda, cultura, blogs de Passo Fundo e Região.