PUBLICIDADE

Geral


Dom Antonio Carlos Altieri renuncia

Publicada em: 15/07/2015 - 07:44, por Cláudia Tainá

Dom Paulo de Conto passa a ser o novo administrador apostólico da Arquidiocese

Dom Antonio Carlos Altieri renuncia

Crédito: Cláudia Tainá/Arquivo ON

Dois meses antes de completar três anos desde que assumiu a Arquidiocese de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri anunciou sua renúncia na manhã desta quarta-feira (15). Além disso, decisão foi publicada oficialmente no Boletim Diário do Vaticano, que informou esta manhã que o papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de Dom Antonio Carlos Altieri ao governo pastoral da Arquidiocese de Passo Fundo.

A notícia é anunciada também, 76 dias depois da primeira visita de Dom Claudio Hummes, Prefeito Emérito da Congregação para o Clero em Roma, a Passo Fundo. Na ocasião, Dom Claudio ouviu, individualmente, 72 padres da arquidiocese e, em sua segunda visita, escutou religiosos, religiosas e leigos. Em um comunicado divulgado na manhã desta quarta-feira, (15), Altieri declarou: “Devo comunicar-lhes que hoje, véspera da festa de Nossa Senhora do Carmo, o papa Francisco aceita o meu pedido de renúncia como Segundo Arcebispo de Passo Fundo, RS”. Segundo ele, “o resultado da recente Visita Apostólica realizada por D. Claudio Hummes, Ofm, a mim apresentado pelo Sr. Núncio, D. Giovanni D´Annielo, deixou-me convencido da inaceitação de minha atuação pela maioria dos que tiveram a possibilidade de dialogar  com o Emmo. Sr. Cardeal”.

Altieri foi ordenado sacerdote no dia 17 de dezembro de 1978, bispo em 28 de outubro de 2006 e elevado a arcebispo pelo Papa Bento XVI em 11 de julho de 2012. Foi bispo diocesano de Caraguatatuba/SP e bispo referencial do Setor Juventude do regional Sul-1 da CNBB.

Dom Paulo de Conto, bispo de Montenegro, passa a ser o novo administrador apostólico da Arquidiocese de Passo Fundo. Dom Paulo exercerá concomitantemente a função de bispo da Diocese de Montenegro e de administrador apostólico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE