PUBLICIDADE

Geral


Espetáculo de abertura da Jornada promete emocionar

Publicada em: 25/09/2017 - 09:00

“Jornada de livros e sonhos”, espetáculo da abertura da 16ª Jornada Nacional de Literatura, acontece no dia 2 de outubro e promete ser um grande presente para o público

Espetáculo de abertura da Jornada promete emocionar

Espetáculo deverá unir todos os tipos de arte: a literatura, as artes visuais, o teatro, o circo, a dança e a música

Crédito: Divulgação

Do que se faz uma Jornada de Literatura? Na opinião da Cia da Cidade, companhia de teatro de Passo Fundo, a Jornada se faz de livros e sonhos. E foi a partir dessa ideia que o grupo criou o “Jornada de livros e sonhos”, espetáculo que será apresentado durante a abertura oficial da 16ª edição da Jornada Nacional de Literatura no dia 2 de outubro, em Passo Fundo/RS. 

A promessa do grupo é um espetáculo de aproximadamente uma hora, que nasceu da própria palavra literatura, a mãe das artes. Não à toa, o público poderá conferir um espetáculo que deverá unir todos os tipos de arte: a literatura, as artes visuais, o teatro, o circo, a dança e a música. No centro disso tudo está Maria, uma menina que vem para a Jornada e representa todos os seus participantes. “Ela representa cada um dos participantes de todos os tempos da Jornada, cada uma dessas pessoas que buscam abrir novas janelas, novos horizontes, através da leitura, através do conhecimento”, explica o diretor do espetáculo Piéterson Duderstadt. A promessa também é dar vida aos quatro autores homenageados da Jornada: Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Moacyr Scliar.

Foram cerca de dois meses de preparação para criar essa história, que irá envolver cerca de 130 artistas, entre bailarinos, artistas circenses, cantores, músicos e atores, além de 35 técnicos vindos não só de Passo Fundo, mas também de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Paraná e de outras cidades do Rio Grande do Sul. A produção conta ainda com mais de 500 peças de figurino e sete músicas, produzidos exclusivamente para esse momento, e com um gigante painel de LED que se transforma em um grande cenário virtual e promete transportar a plateia a vários ambientes.  

Ainda de acordo com Piéterson, trata-se de um espetáculo extremamente lúdico e direcionado à criança que existe dentro de cada um. “Ele fala de livros e os livros nos levam a sonhar”, destaca. Na opinião dele, será o maior espetáculo que esta terra já viu. “É um espetáculo totalmente inovador, atual, que tem um roteiro calcado na obra dos autores homenageados da Jornada. É a literatura deles que conduz essa história da menina Maria, que representa todos os participantes da Jornada, todos nós que sonhamos com um mundo melhor, um mundo de paz”, ressalta. 

Para o diretor técnico do espetáculo, Maycon Marcondes, esse será também o maior e melhor espetáculo já produzido pela Cia da Cidade. “Para ajudar contar essa história, a gente vai usar muitos elementos aéreos, circenses. Tem vários motores de voo, é um grande show. É um espetáculo que vai propor uma reflexão, mas que também propõe um grande entretenimento à plateia. O visual é incrível e é muito emocionante”, contou. 

Piéterson acredita que será um grande presente para o público e uma oportunidade de ver um espetáculo que raramente é possível se fazer aqui. “Fazer esse espetáculo da Jornada tem um carinho muito especial. O que a gente está tentando proporcionar ao público é o que a Jornada nos proporcionou, ela abriu muitos horizontes da nossa vida, principalmente em relação à arte”, finaliza. 

Palavras-chave:

Jornada de Literatura

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE