PUBLICIDADE

Geral


Pouco mais de 370 mesários retiraram a convocação

Publicada em: 10/08/2018 - 08:15, por Redação ON

Até o dia 31 de agosto, convocados pela Justiça Eleitoral de Passo Fundo devem procurar o Cartório

Se você foi selecionado para trabalhar como mesário durante as eleições de 2018, é necessário retirar esta convocação junto ao Cartório Eleitoral até o dia 31 de agosto. Para as eleições deste ano foram convocados 1.694. destes, pouco mais de 370 já retiraram a convocação.

 

Entre os convocados, a ausência no dia das eleições só pode ser justificada através de um atestado médico. No entanto, mesários que não estarão presentes podem indicar um substituto. Em ambos os casos, é preciso ir até o Cartório Eleitoral com uma justificativa direcionada aos juízes eleitorais. Se o mesário não apresentar a justificativa com algum dos itens anteriores e não comparecer para o trabalho, sofrerá um processo judicial e consequente multa. Em caso de servidores públicos, também serão suspensos do trabalho durante 15 dias.

 

Treinamento
Os convocados serão treinados para atuar nos dois turnos da eleição. Presidente e primeiro mesário, de cada uma das 421 seções, serão informados sobre o dia e o horário deste treinamento quando forem ao cartório. A atividade terá duração de 01h30, com o objetivo de simular as atividades exercidas no dia das eleições. Primeiro mesário pode fazer um teste no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou baixar o aplicativo 'Mesário' no seu smartphone. Durante as eleições, o trabalho consiste em receber os eleitores, organizar as filas, verificar o nome dos eleitores no caderno de votação e informar o presidente, que verifica a validação. Também acompanham o eleitor na biometria.

 

Os convocados também precisam ficar atentos as restrições para atuarem como mesários. Não podem participar candidatos ou parentes de algum candidato, pessoas que exercem função executiva em partidos políticos, autoridades, agentes policiais, funcionários públicos que exercem funções de confiança no Executivo, pertencentes ao serviço eleitoral e menores de 18 anos.

 

Benefícios
Para cada dia de trabalho, os nomeados possuem o direito de ganhar dois dias de folga no seu emprego, além de R$ 35. Os trabalhadores também ganham vantagem em caso de empate em concursos públicos e outros setores públicos – desde que esteja previsto no edital. Por sua vez, universitários recebem horas complementares na faculdade.

 

Voto em trânsito
Pela primeira vez, o voto em trânsito será realizado em Passo Fundo. Na última eleição, apenas capitais ou cidades com mais de 200 mil eleitores ofereciam o serviço. Agora, pode ser feito nos municípios com mais de 100 mil eleitores. Até ontem, mais de 50 solicitações haviam sido feitas. O serviço consiste em permitir que eleitores de Passo Fundo votem em outra cidade e vice-versa. Pessoas com algum tipo de deficiência podem alterar sua seção de votação até mesmo dentro da cidade. Tudo é válido apenas para esta eleição e deve ser feito até o dia 23 de agosto no cartório eleitoral. É necessário um documento com foto e, se possível, o título de eleitor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE