PUBLICIDADE

Geral


Voluntários trabalham na produção de 2,7 mil cucas

Publicada em: 11/10/2018 - 07:00, por Redação ON

Alguns voluntários trabalham há mais de três décadas na Romaria Nossa Senhora Aparecida

Voluntários trabalham na produção de 2,7 mil cucas

Crédito: Gerson Lopes/ON

A equipe de voluntários que se reúne todos os anos para fazer as cucas comercializadas durante a Romaria de Nossa Senhora Aparecida, literalmente colocou a mão na massa ontem. A intenção é produzir 2,7 mil cucas até sexta-feira. Para isso, o ritmo de trabalho é intenso. O grupo, formado por 15 pessoas, se reúne a partir das 6h da manhã, no santuário, e segue até por volta das 21horas.


Quem comanda a produção é Maria Rosa Ferri Luz, 65 anos. Ela é voluntária desde a segunda edição da Romaria. "Na primeira, a procissão aconteceu ao redor do santuário. No ano seguinte, comecei a ajudar e não parei mais. A gente tem tanta graça alcançada, que ser voluntária aqui é apenas uma forma de agradecimento", conta, destacando que a procissão deste ano é a 38ª edição.


Em pé sobre um banco de madeira, Walter Cirino dos Santos, 77 anos, pacientemente vai dando o retoque final sobre as cucas antes de serem levadas ao forno. Voluntário há 25 anos na Romaria, ele também ajuda na preparação de outros alimentos vendidos na festa. "É sempre uma alegria, uma satisfação poder realizar esse trabalho. Me sinto realizado", afirma. As cucas já estão sendo vendidas desde ontem no santuário, pelo preço de R$ 10 cada. Na edição passada, até às 11h de domingo, toda a produção já havia sido comercializada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE