Geral - Brasil

Publicada em: 19/03/2013 - 16:04

A A A

Redação do Enem com receita de miojo faz 560 pontos

Jovem tirou mais da metade da pontuação possível na redação do Enem.

Créditos: Divulgação/Facebook
Redação do Enem com receita de miojo faz 560 pontos

O tema da redação da última edição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) era os movimentos imigratórios para o Brasil no século XXI. Mas, além do tema, no meio de seu texto, um candidato resolveu dissertar sobre como preparar um miojo. Pode soar estranho, no entanto, para dois corretores da prova a abordagem temática foi considerada “adequada”. O autor da redação recebeu 560 pontos de 1000 possíveis. Nos dois primeiros parágrafos, o jovem escreveu sobre o assunto proposto, porém, no terceiro, ele resolver ensinar como preparar a receita do macarrão instantâneo. “Para não ficar muito cansativo, vou agora ensinar a fazer um belo miojo, ferva trezentos ml’s de água em uma panela, quando estiver fervendo, coloque o miojo, espere cozinhar por três minutos, retire o miojo do fogão, misture bem e sirva”. Ele termina o último parágrafo falando sobre o tema da redação.

Segundo nota divulgada pelo MEC, a presença de uma receita no texto do participante foi detectada pelos corretores e considerada inoportuna e inadequada, provocando forte penalização especialmente nas competências 3 e 4. O órgão entende que o aluno não fugiu do tema nem teve a intenção de anular a redação, pois não feriu os direitos humanos e não usou palavras ofensivas.

Outra polêmica são os erros de português encontrados em alguns textos. Em redações que receberam a nota máxima, ou seja, os 1000 pontos, foram encontrados erros de grafia como “rasoavel”, “enchergar”, “trousse”, além de problemas de concordância verbal, acentuação e pontuação.

Palavras-chave:

Enem

receita

Redação

Grupo ON Comunicação
Acompanhe aqui as notícias mais recentes sobre política, economia, esportes, moda, cultura, blogs de Passo Fundo e Região.