Geral - Cidade

Publicada em: 01/12/2012 - 06:00 , por Daniela Wiethölter Lopes/ON

A A A

Escolas de Passo Fundo caem no ranking

Mudanças nos critérios de avaliação do Enem reduzem as médias e alteram a classificação das instituições privadas e públicas no município. Tiradentes é a 9ª melhor escola pública do Estado

Créditos: Divulgação
Escolas de Passo Fundo caem no ranking
A carga horária anual do Colégio Tiradentes é de mais de 1,3 mil horas.

Em Passo Fundo somente dez escolas de ensino médio aparecem no ranking do Enem de 2011. Seis são particulares e quatro são estaduais. Na edição passada, 20 escolas participaram das provas. As notas por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no ano passado, foram divulgadas pelo Ministério da Educação no dia 22 de novembro.

Nesta edição, apenas escolas com mais de 50% de participação e o mínimo de 10 alunos foram consideradas - critério que alterou consideravelmente o ranking em relação ao Enem realizado em 2010. Por isso, as notas dos alunos de outras cinco escolas estaduais do município - Eulina Braga, Cardeal Arcoverde, Gama Universitário, Joaquim Fagundes dos Reis e General Prestes Guimarães – não foram consideradas. No ano passado, todas as escolas tinham a nota divulgada, com o respectivo porcentual de participação.

Outra mudança nessa edição, é que o método para calcular a média final levou em conta somente as quatro provas objetivas (ciências da natureza, linguagens, matemática e ciências humanas). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a nota da redação não foi considerada por ter método de correção subjetivo, que pode produzir distorções. Com isso, as médias de todas as instituições do país caíram consideravelmente.

Sobe e desce no ranking

Estas novas regras também refletiram na média final e na classificação geral das instituições. No último levantamento, o primeiro colocado na cidade e 29º no Estado foi o Centro de Ensino Médio Integrado UPF, que somou uma média de 615,12 pontos. Já na edição passada, instituição estava em segundo lugar, mas com média superior (649,9) e melhor colocação no Estado (22º).

O Colégio Bom Conselho, que ocupava o 1º lugar na cidade no Enem de 2010 (média 661,54), caiu para a 7ª posição no ranking (média 537,86). Na classificação estadual, a escola que estava em 19º lugar, caiu para a 247º posição.  O Colégio Conceição subiu de terceiro para segundo lugar no município. Com a média 605,57, ficou na 44ª posição estadual. 

O Colégio Notre Dame, apesar de baixar a média de 615,28 para 597,09, subiu duas posições, ficando em 2011 na 3ª posição em Passo Fundo. No Estado, a escola garantiu a 62ª colocação.

Já a primeira participação do colégio Tiradentes nas provas do Enem garantiu a 4ª posição no ranking municipal e a 85ª posição geral e 9ª entre as públicas no Estado, superando as escolas privadas Garra (5º), Menino Deus (6º) e Bom Conselho (7º).

As piores médias de foram tiradas por alunos de escolas públicas, Protásio Alves (516,71), Cecy Leite Costa (506,96) e EENAV (505,16). Todas elas reduziram suas médias e não aparecem no ranking das melhores no Estado. 

Acima da média nacional

Apesar da queda no ranking, as escolas de Passo Fundo apresentaram um desempenho acima da média nacional. Segundo o levantamento do Inep, a média municipal foi de 568,03 pontos, acima da nacional, que foi de 474,2 pontos. A avaliação das escolas particulares constatou a média de 578,19 pontos, também superior a média brasileira de 569,2 pontos. Analisando as escolas públicas, o município também se destacou com uma média de 529,03 pontos, acima dos 494,64 pontos.

Integrado UPF

Ensino contextualizado e integrado. Essa é proposta pedagógica utilizada pelo Centro de Ensino médio Integrado UPF que ajudou a obter a melhor média total na avaliação desde 2005 – somente em 2010 ficou classificado em segundo lugar. O diretor do Integrado, Jonir Dalbosco, acredita que a fórmula do sucesso está no trabalho composto pela infra-estrutura privilegiada, qualidade dos professores, por uma carga horária elevada e pelo método de ensino. “Acreditamos que o professor tem que ser um norteador na busca do conhecimento dos alunos, por isso eles são incentivados a buscar aperfeiçoamento constante”, explicou. Outros dois grandes diferenciais são destacados pelo diretor: a infraestrutura da Universidade e a vontade dos alunos de fazer a diferença. “Este resultado só reforça que o grande segredo é querer realmente aprender e construir seus conhecimentos. A instituição pode ser a melhor do mundo, mas se não houver o desejo de estudar, o resultado não virá. Aqui a vantagem é que a escola está inserida em uma universidade que tem 44 anos de história e que oferece uma infraestrutura que nenhuma outra escola possui, como 25 laboratórios para as aulas práticas, rede de bibliotecas e professores mestres e doutores. Isso antecipa a autodependência do aluno. Não temos muro, ele só assiste às aulas porque realmente quer”, finalizou.

Tiradentes

Novata na seleção, já que a instituição tem apenas quatro anos de atividade, o Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Passo Fundo também se destacou no Estado como a 9ª melhor escola pública do Rio Grande do Sul. O diretor, Major André Juliani, explica que a preocupação da escola é voltada para a formação intelectual, moral e física. “O Colégio Tiradentes não só se preocupa com a parte intelectual de seus alunos, mas também com a parte física e moral, pois acreditamos que mente e corpo devem estar em total harmonia, para que o aluno obtenha um rendimento escolar de excelência”, disse. Aliado ao projeto pedagógico, a instituição também busca auxiliar os professores na superação das necessidades e dificuldades. “Através do projeto Conselho de classe participativo, apuramos nossas dificuldades e necessidades, juntamente com toda a Comunidade Tiradentes (direção, professores, pais e alunos), decidindo o melhor caminho a ser seguido”, destacou.

Os alunos também participam de atividades extraclasses esportivas de: Futebol, Voleibol, Basquetebol, Handebol, Natação, Esgrima, Equitação, Judô e Atletismo e extraclasses culturais, como: Teatro, Xadrez, Inglês Conversação, Língua Japonesa, Inclusão Digital, Educação Ambiental, Educação para o Trânsito Seguro e Socorrismo e Prevenção.

Confira o ranking do Enem 2011

Posição- Passo Fundo /Escola/  Ensino /  Ranking RS / Nota

1º         Integrado UPF   Privado  29º       615,12

2º         Conceição        Privado  44º       605,57

3º         Notre Dame      Privado  62º       597,09

4º         Tiradentes BM   Estadual   85º       587,31 

5º         Garra     Privado    129º      572,60

6º         Menino Deus     Privado 239º      540,92

7º         Bom Conselho  Privado 247º      537,86

8º         Protásio Alves  Estadual           367º      516,71

9º         Cecy Leite Costa           Estadual           456º      506,96

10º       EENAV Estadual           478º      505,16

 

Escolas sem classificação        Participantes no Enem 2011

Cardeal Arcoverde         36

Eulina Braga     2

Gama Universitário        2

General Prestes Guimarães        10

Joaquim Fagundes dos Reis     89

Palavras-chave:

educação

Enem

escolas

Passo Fundo

Grupo ON Comunicação
Acompanhe aqui as notícias mais recentes sobre política, economia, esportes, moda, cultura, blogs de Passo Fundo e Região.