PUBLICIDADE

Geral


Um distrito cheio de história e de belezas

Publicada em: 30/04/2013 - 08:15, por Natália Fávero/ON

Série Vida no Campo - Tranquilidade em meio à natureza e viver em cima de campos históricos são alguns dos privilégios da comunidade do Distrito de Pulador, em Passo Fundo

Um distrito cheio de história e de belezas

Natália Fávero/ON

O Distrito de Pulador é rico em história e em belezas naturais. Turistas de todo o Brasil e de fora do país visitam os campos de Pulador que foi palco da mais sangrenta batalha do país, a Revolução Federalista em 1893. O episódio também contribuiu para desenvolver o turismo rural. A Fazenda Tropeiro Camponez está tornando Pulador conhecido no mundo todo. Só em 2012, mais de seis mil pessoas visitaram o local. A encenação da Batalha do Pulador que acontece a cada dois anos também promove o distrito. Na agricultura, Pulador se destaca pelo cultivo de soja, trigo, milho, aveia e na lida a avicultura e gado leiteiro.

Com área territorial de aproximadamente 18 mil hectares e uma população de cerca de 1,2 mil habitantes, o distrito de Pulador está há aproximadamente 20 km de distância da zona urbana de Passo Fundo. Abrange a Escola Estadual de Ensino Fundamental Cláudio Manoel da Costa que tem mais de 60 anos, a Capela de São Miguel com mais de cem anos, dois marcos históricos da Batalha do Pulador e o Aeroclube de Passo Fundo.

Entre as demandas principais do distrito estão a saúde e a melhoria das estradas. O ambulatório com sala para atendimento médico e o consultório de odontologia não estão funcionando por falta de profissionais. As estradas precisam de manutenção constante, principalmente no inverno, para o escoamento da produção e para o tráfego de caminhões que fazem o transporte do leite.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Créditos: Natália Fávero/ON

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.


PUBLICIDADE