Geral - Cidade

Publicada em: 03/12/2013 - 08:57 , por Redação/ON

A A A

Mais de 1,8 mil inscrições na CNH Social na cidade

Em todo o Estado foram mais de 170 mil inscritos para os sete mil serviços que serão sorteados em 11 de dezembro

Créditos: Arquivo ON
Mais de 1,8 mil inscrições na CNH Social na cidade
Grande procura foi registrada nos CFCs da cidade

Em Passo Fundo 1.829 pessoas se habilitaram ao programa CNH Social. Quem se inscreveu nos Centros de Formação de Condutores de Passo Fundo concorre com os demais inscritos em todo o Estado – cerca de 170 mil pessoas – aos sete mil serviços que serão disponibilizados em todo o Rio Grande do Sul. A destinação desses serviços será conhecida por sorteio, a ser realizado no dia 11 de dezembro. Quem for sorteado, realiza as aulas de habilitação no CFC no qual se inscreveu.

A iniciativa reserva uma proporção de 15% de suas vagas para a população negra, o que corresponde à representação de negros e pardos no Rio Grande do Sul. O estudo levou também em conta a diferença entre o rendimento médio e a qualidade da ocupação dessa população, detectada em pesquisa do Dieese. Também está reservada a metade do total de vagas para mulheres.

Do total de vagas disponibilizadas, 1,4 mil estão direcionadas para a primeira habilitação e 4,2 mil destinadas ao serviço de mudança de categoria. Dessas últimas, 840 são destinadas à mudança para categoria C, 2.940 à mudança para categoria D e 420 à mudança para categoria E.

O programa
O programa CNH Social foi criado pela Lei Estadual n° 14.029, de junho de 2012, com o objetivo de oferecer à população de baixa renda mais e melhores oportunidades no mercado de trabalho, com a oferta de serviços de habilitação gratuitos.
O programa permite fazer habilitação para categoria A que habilita a conduzir moto ou B que habilita a conduzir carro. Também as categorias C, D e E que habilitam para conduzir os chamados veículos pesados, sendo a C para veículos de carga, a D para veículos de transporte de passageiros e a E para veículos articulados de transporte de carga e passageiros.
Pelo programa, motoristas com CNH categoria B poderão habilitar-se para categoria C e D. Para a categoria C, é necessário ter pelo menos um ano de categoria B, e para a categoria D, dois anos de categoria B e 21 anos de idade completos. Motoristas com as categorias C e D poderão habilitar-se para categoria E. Para tanto, os habilitados na categoria C devem ter um ano de habilitação nesta categoria.

 

 

Palavras-chave:

cidade

CNH Social

Estado

habilitação

Grupo ON Comunicação
Acompanhe aqui as notícias mais recentes sobre política, economia, esportes, moda, cultura, blogs de Passo Fundo e Região.