PUBLICIDADE

Cidade


Dia D de Vacinação acontece neste sábado em Passo Fundo

Publicada em: 12/05/2017 - 16:00

Dia D de Vacinação acontece neste sábado em Passo Fundo

Crédito: Divulgação/PMPF

O Dia D de Vacinação contra a Gripe acontecerá neste sábado (13) em Passo Fundo. Todas as unidades de saúde com sala de vacinas e o espaço organizado no Clube Juvenil atenderão a comunidade das 8h às 17h. Mais de 40 mil vacinas já foram distribuídas para a população-alvo no município, entre grupos prioritários, com comorbidades e de risco. O maior número abrange os grupos prioritários, com 29.558 doses aplicadas, o que representa 63,24% no quadro geral.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município, Raquel Schwaab da Silva Carneiro, todos os grupos devem comparecer, especialmente crianças de 6 meses à 4 anos 11 meses e 29 dias e gestantes. O único espaço que não estará aberto no sábado é a Central de Vacinas, pois toda a equipe será deslocada para atender no Clube Juvenil, que fica na Rua Benjamin Constant, 286, no centro da cidade. 

Os grupos prioritários com meta de 90% de cobertura da população-alvo são: crianças 6 meses à 4 anos 11 meses e 29 dias, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas e idosos. Até o momento, o grupo prioritário que mais recebeu doses da vacina é o dos trabalhadores da saúde (7.687 doses aplicadas – 73,55% da meta), seguido de: idosos (16.014 doses aplicadas – 72,02% da meta); crianças (4.004 doses aplicadas – 34,95% da meta); gestantes (1.041 doses aplicadas – 47,56% da meta); puérperas (234 doses aplicadas – 65% da meta); e indígenas (60 doses aplicadas – 96,77% da meta).

Como funciona a contagem para as metas?
Há um acompanhamento individual dos grupos prioritários, que são aqueles que tem a meta de 90% a ser cumprida. Já os grupos com comorbidades, que são os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, recebem uma contagem separada e sem meta. Na última parcial, foram contabilizadas 8.730 doses aplicadas. Outros três grupos de risco – professores de escolas públicas e privadas; adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional – seguem o mesmo modelo, com 2.280 doses aplicadas no total. 

População que deve receber a vacina
- Idosos (60 anos ou mais de idade);
- Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
- Trabalhadores da saúde;
- Professores de escolas públicas e privadas;
- Gestantes;
- Puérperas (até 45 dias após o parto);
- Povos indígenas;
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Vacina em casa para idosos 
Criado pela Prefeitura de Passo Fundo para levar a vacina contra o vírus da gripe até a residência de pessoas com 60 anos ou mais de idade, e que tenham dificuldades de locomoção, o Programa Vacinação em Casa recebe agendamentos. Já foram 550 agendamentos atendidos, totalizando 1.198 doses aplicadas. Os pedidos de agendamentos já podem ser realizados pelo telefone (54) 3046-0153. O horário de funcionamento do programa é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Este é o quinto ano do programa.

Palavras-chave:

BNDES

fraude

irregularidade

JBS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE