PUBLICIDADE

Cidade


Rio e arroio recebem ação de limpeza

Publicada em: 18/05/2017 - 17:00

Rio e arroio recebem ação de limpeza

Resíduos são levados para a Central de Triagem e Transbordo

Crédito: Divulgação

As ações permanentes da Prefeitura de Passo Fundo de monitoramento e limpeza do Rio Passo Fundo e do Arroio Santo Antônio seguem sendo realizadas com diversas ações. Uma delas é a limpeza do rio e do arroio, que acontece duas vezes ao ano. A ação percorre as margens e barreiras de contenção instaladas em alguns pontos. 

A iniciativa busca reduzir os impactos da poluição e incentivar a preservação ambiental. Além das limpezas periódicas realizadas duas vezes por ano no rio e no arroio, é realizada a limpeza semanal nos contêineres próximos e quinzenal nas barreiras de contenção instaladas em pontos específicos.

Para o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, “as ações periódicas de limpeza em conjunto com os trabalhos de educação ambiental e a colaboração da comunidade vem trazendo resultados positivos para a recuperação da qualidade do Rio Passo Fundo”, disse ele.

Atualmente, os serviços de limpeza são prestados pela empresa Via Norte, contratada por meio do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada. Além das intervenções práticas, a empresa presta assessoramento técnico no gerenciamento das ações. O trabalho tem acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente.

Os passos do trabalho

As limpezas do Rio Passo Fundo e do Arroio Santo Antônio são realizadas duas vezes ao ano, sendo a primeira entre os meses de abril e maio e a segunda entre os meses de novembro e dezembro;

As barreiras passam por uma limpeza a cada 15 dias, momento em que são retirados todos os resíduos jogados dentro do rio ou arrastados pelas chuvas. Atualmente, são três barreiras instaladas em pontos estratégicos ao longo do curso do rio;

Os resíduos depositados nos contêineres são retirados uma vez por semana. Os sete contêineres estão distribuídos nos bairros Petrópolis, Manoel Corralo, Vila Popular e Annes, em pontos próximos aos Rio Passo Fundo. Ações de educação ambiental foram realizadas com os moradores próximos;

Todos os resíduos coletados são transportados até a Central de Triagem e Transbordo do município. Posteriormente, é dado o encaminhamento para a destinação final adequada.

Palavras-chave:

limpeza

Passo Fundo

rios

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE