PUBLICIDADE

Cidade


Atendimento Especializado vai realizar campanha de prevenção das hepatites virais

Publicada em: 18/06/2018 - 15:47

As hepatites virais B e C são doenças infecciosas causadas por vírus que afetam principalmente as células do fígado

Atendimento Especializado vai realizar campanha de prevenção das hepatites virais

Crédito: Arquivo/ON

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo vai realizar na próxima quinta-feira, dia 21 de junho, uma campanha de prevenção das hepatites virais. A iniciativa acontece junto com a Liga Acadêmica de Hepatologia Dr. Paulo Reichert e Liga Acadêmica de Infectologia da Universidade de Passo Fundo (UPF). O evento acontece das 11h às 16h30 na praça Tamandaré.

As hepatites virais B e C são doenças infecciosas causadas por vírus que afetam principalmente as células do fígado, causando inflamação que pode evoluir para a cirrose hepática ou até mesmo resultar em câncer de fígado.

Os vírus da hepatite B, juntamente com o abuso de bebidas alcoólicas, são os principais responsáveis pelo desenvolvimento da cirrose hepática e do câncer de fígado no Brasil, que são complicações graves da hepatite crônica que possuem alta taxa de mortalidade e morbidade. As principais formas de transmissão são por contato sexual desprotegido (hepatite B) e pelo contato com objetos contaminados por sangue (hepatite B e C).

Devido à incidência da doença, o objetivo da campanha é conscientizar a população sobre as formas de transmissão e a importância de prevenir essa doença, que é responsável por cerca de 1,4 milhão de óbitos por ano no mundo todo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Durante a ação serão feitas abordagens para levar à população informações sobre as hepatites virais, além da distribuição de material educativo. Também serão realizados testes rápidos gratuitos para detectação da doença. Para a realização dos testes é preciso apresentar um documento com foto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE