PUBLICIDADE

Cidade


Hospital da Cidade completa 104 anos

Publicada em: 20/07/2018 - 10:00

Instituição de saúde atende a pacientes de mais de 350 municípios do Norte do Estado

Hospital da Cidade completa 104 anos

Crédito: Arquivo/ON

Celebrando 104 anos de trajetória nesta sexta-feira, 20 de julho, o Hospital da Cidade (HC) de Passo Fundo reafirma seu compromisso com a comunidade da região norte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. A identidade comunitária faz parte da história do Hospital da Cidade, fundado em 1914. Esforços altruístas envolveram a construção da primeira instituição médico-hospitalar de Passo Fundo, idealizada com a missão de desenvolver e proporcionar assistência altamente qualificada em saúde para a comunidade regional. Por meio de domínio de novos conhecimentos científicos e tecnológicos, o Hospital da Cidade se consolida como referência macrorregional no norte do Estado do Rio Grande do Sul para o Sistema Único de Saúde que compreende os 144 municípios da 6°, 11°, 15° e 19° Coordenadorias Regionais de Saúde, respectivamente das cidades de Passo Fundo, Erechim, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen.
 
Estrutura e serviços
Para atender a demanda de pacientes oriundos de Passo Fundo e de 350 municípios das regiões Norte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina - em 2017 internou 18.999 pacientes em seus mais de 250 leitos, atendidos por 1.377 colaboradores (maio de 2018) e por aproximadamente 350 médicos – o Hospital da Cidade dispõe de serviços especializados que acompanham todos os avanços da assistência hospitalar. Entre eles os serviços de Cirurgia Videolaparoscópica, Unidade de Emergências Médicas, Pronto-atendimento 24h (particulares e convênios), Internação Hospitalar (Clínica e Cirúrgica), UTI (adulto e neonatal), Hemodiálise, Diálise Peritoneal, Serviço de Oncologia, Laboratório de Análises Clínicas, Hemodinâmica e Centro de Diagnóstico.


Agora no Hospital da Cidade a água e a vegetação são motivos naturais que podem interferir positivamente para a recuperação mais rápida dos pacientes. Com esta finalidade, o Espaço Antonio Augusto Pretto está à disposição de toda coletividade hospitalar, proporcionando aos pacientes da instituição a convivência com a natureza em um espaço integrado ao tratamento.

Ensino e pesquisa
Mediante convênio com a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Faculdade Meridional – IMED e Universidade de Passo Fundo – UPF, além de outras instituições de ensino, mantém programas de ensino e pesquisa, sendo cenário de aulas práticas para diversos cursos da área da saúde. Com a UFFS, além da integração com os acadêmicos do curso de Medicina, mantém o Programa de Residência Médica nas áreas de Cancerologia Clínica, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Gastroenterologia, Neurocirurgia, Psiquiatria, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Cirurgia Vascular, Cirurgia da Mão, Ortopedia e Traumatologia e Alergia e Imunologia Pediátrica.
Certificado como Hospital de Ensino conforme portaria do Ministério da Educação e Ministério da Saúde, o HC firmou contrato de parceria estratégica juntamente com a IMED. A instituição também é Hospital Escola do Curso de Medicina da IMED, assim os acadêmicos têm à disposição a estrutura do Hospital da Cidade como cenário de prática para formação profissional.


Por outro lado, em parceria com a UPF e com a Prefeitura de Passo Fundo, mantém o Programa de Residência Multiprofissional e Profissional nas áreas de Cardiologia, Atenção ao Câncer e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, além do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência, Emergência e Intensivismo desenvolvido a partir de 2018 em parceria com as prefeituras de Passo Fundo e Mato Castelhano. Também por sua iniciativa mantém um Curso Técnico de Enfermagem.


A elevação do nível de complexidade e resolutividade, associado a ampliação de capacidade de atendimento hospitalar e de diagnóstico no Hospital da Cidade reafirmam o compromisso institucional de promover melhorias na qualidade de vida das pessoas, por meio de ações integradas de assistência à saúde, ensino e pesquisa, norteadas pelos valores institucionais que asseguram a qualidade e segurança na assistência em saúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE