PUBLICIDADE

Cidade


Menos de 10% das crianças foram vacinadas

Publicada em: 10/08/2018 - 08:30, por Redação ON

Público alvo engloba 9,9 mil, mas apenas 898 receberam as doses das vacinas

Menos de 10% das crianças foram vacinadas

Ação abrange crianças com idade entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias

Crédito: Gerson Lopes/ON

A primeira semana da Campanha de Vacinação contra o Sarampo e Poliomelite apresenta números preocupantes em Passo Fundo. Até a manhã de quinta-feira (09), apenas 898 crianças haviam feito as vacinas de prevenção. Na cidade, são aproximadamente 9,9 mil na faixa etária entre um e cinco anos de idade (até 4 anos, 11 meses e 29 dias) e a a projeção é atingir 95% dessa população.

 

Até o momento, a média se aproxima de 300 crianças vacinadas por dia. Mantendo o mesmo número, pouco mais de cinco mil serão vacinadas até o último dia de agosto, quando se encerra a campanha. No entanto, grande parte das crianças foram vacinadas no primeiro dia da ação, onde a procura sempre é maior. Ontem (09), no CAIS Petrópolis apenas oito crianças fizeram a vacina até às 16h. De acordo com a chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Raquel Carneiro, é necessário um maior envolvimento de todas as partes para conseguir fazer uma divulgação mais ampla da campanha. Ainda na visão de Raquel, outro ponto que poder ajudar a explicar a baixa procura é o fato de nenhum caso ter sido confirmado na região de Passo Fundo. “As pessoas acabam achando que é algo distante”, completa. Mesmo sem registrar notificações de Sarampo, muitas pessoas viajam para fora do estado, da mesma maneira que outras visitam a região, e podem estar em risco – no Brasil, já foram confirmados mais de mil casos.

 

A grande esperança para elevar o número de vacinas está no dia D de vacinação que acontece em todo o país, no sábado, 18. Segundo a chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, por se tratar de um sábado, muitos pais que trabalham durante a semana tem oportunidade de levar seus filhos, que muitas vezes estão na escola. A vacinação segue disponível para crianças com idade entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias, em todas as salas de vacinas das unidades de saúde do município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE