PUBLICIDADE

Cidade


Educação financeira será tema trabalhado com famílias do CRAS

Publicada em: 10/10/2018 - 14:25

Educação financeira será tema trabalhado com famílias do CRAS

Crédito: Divulgação

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, vinculado à Secretaria de Cidadania e Assistência Social da Prefeitura de Passo Fundo vai começar um trabalho de educação financeira com as famílias atendidas.

Futuro na Mão: dando um jeito na vida financeira é o nome do programa que será trabalhado e sobre o qual o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) promoveu uma capacitação para os profissionais que atuam nos CRAS. O programa terá como foco especial as famílias beneficiárias do Bolsa Família.

Atualmente no Brasil 44 milhões de pessoas recebem o benefício de transferência de renda, sendo que 90% das famílias beneficiárias têm a mulher como responsável pelo núcleo familiar, em média, formada por 3 pessoas. Dentre os beneficiários, 71% não possuem ensino fundamental e, em média, 87% do benefício são destinados a gastos com alimentação. Considerando essa realidade, o programa de educação financeira leva em conta ainda que 61,2% das famílias brasileiras têm dívidas, 20% tem mais de 50% da renda comprometida com dívidas, 25,2% das famílias não conseguem pagar suas dívidas em dia, o que torna a educação financeira de fundamental necessidade.

O programa
O programa de educação financeira Futuro na mão objetiva fornecer informações, conteúdos e ferramentas para auxiliar as mulheres na gestão do seu orçamento, para que possam tomar decisões financeiras com mais autonomia. Além de promover a reflexão sobre imprevistos financeiros, estimular a formação de reserva de dinheiro (cofrinho da família), auxiliar na organização e planejamento financeiro (agenda da família) e auxiliar no controle de dívidas (carteira da família).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE