PUBLICIDADE

Cidade


Merendeira da escola Padre Pergentinho Dalmagro ganha Troféu Merenda Chef

Publicada em: 07/11/2018 - 16:44

A participação foi aberta para merendeiras e serventes de escolas municipais e de escolas estaduais

Merendeira da escola Padre Pergentinho Dalmagro ganha Troféu Merenda Chef

Crédito: Fabíola Hauch

Foi conhecida nesta quarta-feira (7) a vencedora o Concurso de Preparações Culinárias – Troféu Merenda Chef: a merendeira Jane Fátima da Silva Soares, da Escola Municipal de Educação Infantil Padre Pergentinho Dalmagro, que ganhou o concurso com a receita de yakissoba de frango. A premiação aconteceu no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade de Passo Fundo (UPF).

“Agradeço muito! Isso mostra o que eu gosto de fazer, que é cozinhar. Cozinho com muito amor, eu amo o que faço e sempre busco coisas diferentes para os alunos experimentarem. O dia que fiz o prato me questionaram como as crianças comem os legumes, principalmente cebola e pimentão. Eu li que o alimento deve ser apresentado para a criança de 10 a 12 vezes para que ela se acostume, então, fui acrescentando aos poucos os ingredientes e todos eles comem. Cozinhar é um ato de amor!”, disse Jane. 

A coordenadora municipal de Nutrição Escolar, Kely Szymanski, destaca que nessa segunda edição do concurso um número maior de escolas participaram. “Isso é muito válido porque vemos que o concurso vem se consolidando para a rede municipal de educação, e também para a assistência social. A avaliação é positiva e esperamos que o evento se torne cada vez mais conhecido e incentive as merendeiras”, afirma. Ainda, participaram do ato o secretário de Educação, Edemilson Brandão, e o vice-prefeito João Pedro Nunes. 

Ao todo, foram classificadas para a final sete receitas. Em outubro as participantes realizaram as receitas e foram avaliadas pela banca examinadora composta por representantes da Emater Regional, Conselho de Alimentação Escolar e Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Nas preparações foram avaliados os seguintes quesitos: apresentação visual (aparência) da receita; sabor da preparação; aproveitamento integral dos ingredientes e uso de ingredientes sustentáveis (menos embalagens, orgânicos, etc.); e higiene e cuidados na manipulação dos alimentos, dos utensílios e do manipulador.

A participação foi aberta para merendeiras e serventes de escolas municipais e de escolas estaduais de abrangência da 7º Coordenadoria Regional de Educação (7º CRE), além de entidades ligadas à assistência social. Todas as merendeiras classificadas receberam uma medalha de participação. 
 
Organizado pela Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo, o objetivo do concurso é incentivar e divulgar a preparação de receitas saudáveis, nutritivas e saborosas, que fazem parte de toda alimentação oferecida na escola. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE