PUBLICIDADE

Política


Famurs promove Assembleia de Verão em Torres

Publicada em: 13/02/2018 - 10:15

Encontro será realizado nos dias 21, 22 e 23 na Associação dos Amigos da Praia de Torres

A Famurs realiza nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, em Torres, a Assembleia de Verão. O evento contará com a participação de prefeitos de todo o Rio Grande do Sul. Com o tema “A mudança nas mãos dos municípios”, a edição deste ano pretende promover um amplo debate sobre as dificuldades que os municípios gaúchos vêm enfrentando em decorrência da crise financeira e as perspectivas para alavancar o municipalismo. “Estamos tratando de assuntos e demandas de interesse dos municípios e na Assembleia de Verão anunciaremos, com certeza, resultados positivos”, explica o presidente da Federação, Salmo Dias de Oliveira. O evento conta com os patrocínios de Caixa Econômica Federal; BRDE; Badesul e Corsan. As inscrições podem ser realizadas no local do encontro.

 

A programação prevê a realização de painéis com representantes dos governos federal e estadual, Assembleia Legislativa, Ministério Público do RS, Tribunal de Contas do Estado, Câmara dos Deputados e Senado. As atividades terão início na noite de quarta-feira (21/2), com um jantar de confraternização, que será realizado a partir das 20h, na Sociedade Amigos da Praia de Torres – SAPT (Rua Kalil Sehbe, 05).


Na quinta-feira (22/2), acontece a solenidade de abertura do evento, às 9h30, na SAPT. Em seguida, o procurador-geral de Justiça do RS, Fabiano Dallazen, falará sobre as relações de cooperação entre o Ministério Público e os municípios. Durante a tarde, os secretários de Estado das pastas da Educação, Ronald Krummenauer, e dos Transportes, Pedro Westphalen, falarão aos prefeitos sobre as propostas das áreas. A Famurs também convidou os secretários da Segurança Pública do RS, Cezar Schirmer, e da Saúde, João Gabbardo, e aguarda a confirmação. Após a fala do governo do Estado, o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, falará sobre as conquistas e desafios da Federação. O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, também tratará da pauta municipalista nacional, na parte da tarde. No encerramento do dia, a escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina, de Porto Alegre, fará uma apresentação artística com o samba-enredo deste ano que homenageia os municípios.


Na manhã de sexta-feira (23/2), a partir das 9h, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes, falará sobre governança. Na sequência, às 10h, ministros do governo Federal irão apresentar o impacto das reformas nos municípios. Os senadores da República foram convidados a apresentar o municipalismo na pauta do Senado. Para conscientizar sobre o assédio moral no serviço público, será promovido, a partir das 13h30, um painel com o Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM). A idealizadora do Movimento e primeira-dama da Famurs, Adriane Perin de Oliveira, destaca a importância do tema na administração pública. “Este assunto de grande relevância foi escolhido para esclarecer aos gestores e servidores o significado do assédio moral e suas consequências”, frisou. Já estão confirmadas as presenças da primeira-dama do Estado e secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; da senadora Ana Amélia Lemos; da deputada estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Silvana Covatti e da vice-prefeita de Lajeado, Glaucia Schumacher.


A partir das 15h, inicia o painel “Visão de Futuro para o Rio Grande” com os pré-candidatos ao governo do Estado. Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), Matheus Bandeira (Novo), Miguel Rossetto (PT) e delegado Ranolfo Vieira Júnior (PTB) responderão a perguntas estabelecidas pela assessoria da Famurs. O painel será mediado pela jornalista Carolina Bahia. Após, no encerramento do evento, os músicos Neto Fagundes e Ernesto Fagundes farão um pocket show para os prefeitos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE