Polícia

Publicada em: 06/12/2012 - 05:00 , por Gerson Urguim/ON

A A A

Prevenção contra as drogas e a violência

Proerd forma mais uma turma em Passo Fundo, totalizando mais de três mil alunos no ano de 2012

Créditos: Gerson Urguim/ON
Prevenção contra as drogas e a violência

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizou a formatura da segunda turma do ano de 2012 em Passo Fundo durante a tarde de quarta-feira (5), no quartel do 3° RPMon.
O Proerd é baseado no programa DARE (Drug Abuse Resistance Education), criado em Los Angeles, nos Estados Unidos em 1983. Outros 50 países desenvolvem projetos semelhantes, sendo que no Rio Grande do Sul o programa foi instituído pela Brigada Militar em 1998.

Em Passo Fundo o programa existe desde o ano 2000. Segundo o comandante do 3° RPMon, tenente coronel Fernando Carlos Bicca, o programa tem atingido grande sucesso junto aos alunos, contribuindo para a redução no uso de drogas e índice de violência entre os participantes. “Esta é a importância deste programa. Para o ano que vem pretendemos aumentar o alcance do Proerd. Podemos dizer que o maior valor agregado ao programa é de que as pesquisas demonstram que as crianças que passaram pelo Proerd têm índice zero de envolvimento com drogas e de episódios de violência”, afirmou.

A segunda turma de 2012 formou 1.200 alunos das escolas de Passo Fundo e região, atingindo três mil crianças. Para o sargento Lúcio Alebrandt, mentor do programa e envolvido com o Proerd desde o início, o programa apresenta resultados positivos devido à interação entre os alunos e os instrutores. “O programa funciona pela preparação dos nossos instrutores. Se você assistir uma aula ministrada por mim ou por outro instrutor, vai perceber que o foco é o mesmo. Cada faixa etária tem uma forma diferente de abordagem. O Proerd para o quinto ano tem uma metodologia, para o sétimo ano e a Educação Infantil, os materiais são diferentes”, explicou.

Dentre as crianças era possível perceber o envolvimento dos alunos do projeto durante a cerimônia de formatura. Para a estudante da Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro, Emanuele Pires Priotto, de 11 anos, o programa ajuda na hora de tomar decisões importantes que poderão ter reflexos no futuro. “É muito interessante saber sobre as nossas escolhas para o futuro e mesmo para o presente. O Proerd é muito bom, a gente aprende a fazer as melhores escolhas”, disse.

Vídeos Relacionados

Clique nos vídeos para visualizá-los.

Palavras-chave:

formatura

Polícia

Proerd

Grupo ON Comunicação
Acompanhe aqui as notícias mais recentes sobre política, economia, esportes, moda, cultura, blogs de Passo Fundo e Região.