PUBLICIDADE

Região


Tudo certo para assinatura do convênio para obra do Lauro Kortz

Publicada em: 23/10/2017 - 07:00

Ministério dos Transportes aprovou documentação que vai passar a responsabilidade da licitação para o Estado

Tudo certo para assinatura do convênio para obra do Lauro Kortz

Licitação pode acontecer até o fim deste ano

Crédito: Arquivo ON

O prefeito Luciano Azevedo, PSB, se reúne com o governador José Ivo Sartori, nesta terça-feira, às 10h, para definir a data de assinatura do convênio entre a União e o governo do Estado, pelo qual será possível agilizar a licitação das obras de ampliação do Aeroporto Lauro Kortz. O Ministério dos Transportes informou que já está pronta a documentação que viabiliza o convênio. Definido a data de assinatura do documento, o Estado fica liberado para agilizar a licitação, havendo a possibilidade de a empresa responsável pela obra ser conhecida ainda neste ano.

A informação é resultado da campanha “Juntos Pela Ampliação do Aeroporto”, lançada durante encontro de lideranças regionais, no dia 5 de outubro. Na ocasião, o deputado federal Alcei Moreira, PMDB, se comprometeu eu ajudar na agilização da análise dos documentos junto ao Ministério dos Transportes. A mobilização regional foi intensificada em agosto, quando o grupo pactuou um trabalho conjunto. Como resultado, foi elaborada uma carta aberta aos governos federal e estadual. Ficaram responsáveis pela pauta junto ao governo do Estado os deputados estaduais Juliano Roso e Gilberto Capoani e, junto ao governo federal, o deputado federal Alceu Moreira. O Aeroporto Lauro Kortz, o terceiro do estado e o segundo do interior em termos de movimentação de passageiros, já recebeu cerca de 700 mil pessoas desde 2013.


Histórico
Passo Fundo está trabalhando na aproximação com o estado e a União, cumprindo todas as solicitações para se candidatar às verbas federais do Programa de Investimentos em Logística (PIL). Exemplo disso é que o primeiro aeroporto da região sul do Brasil a entregar todos os documentos e cumprir todas as fases previstas no programa federal para se habilitar a ter condições de fazer o projeto foi o Aeroporto Lauro Kortz.

Todos os requisitos foram cumpridos, com apresentação desde pré-projeto, projeto de viabilidade, licença ambiental e uma série de outras informações. A partir de agora, a espera é de que os recursos federais sejam destinados via processo licitatório. A ideia é realizar ainda em 2017 a escolha da empresa que executará a obra por meio do governo do estado, que foi delegado pelo governo federal para executar os trâmites.

O projeto de reforma e ampliação do Aeroporto Lauro Kortz abrange a construção de novo terminal de passageiros com 2,1 mil metros quadrados, esteira de carregamento de bagagens, instalação de equipamentos para melhorar os pousos e decolagens das aeronaves (especialmente em dias de neblina ou chuva), ampliação das cabeceiras, novo pátio de aeronaves, pista de taxiamento para até seis aeronaves e capacidade de atendimento de até 1 milhão de passageiros por ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE