PUBLICIDADE

Região


Desfile encerra Festejos Farroupilhas

Publicada em: 25/09/2018 - 14:07

Desfilaram mostrando a arte, a cultura e a pujança do município

Desfile encerra Festejos Farroupilhas

Crédito: Felipe Keller/A Folha

Não-Me-Toque viveu o ápice dos Festejos Farroupilhas na manhã de domingo (23), quando aconteceu o desfile eu trouxe para as avenidas da cidade cavalarianos, invernadas artísticas, famílias, empresas e organizações civis e governamental. Usando a indumentária típica do folclore do Rio Grande do Sul, desfilaram mostrando a arte, a cultura e a pujança do município.

 

A programação dos Festejos Farroupilhas, organizada pelo CTG Galpão Amigo, Secretaria Municipal da Cultura e Brigada Militar, iniciou no dia 14 de setembro com acendimento da Chama Crioula em homenagem ao patrono Antônio Baldoino Fritzen, contou com diversas atividades até o último domingo. Cavalgada da Chama, abertura oficial, culto crioulo, jantar do homenageado, cafés de chaleira, jantares típicos (rabada, costelão e matambre), fandango, apresentações artísticas, Caravana Instrumental, oficinas da cultura gaúcha, hasteamento das bandeiras e por fim o Desfile Farroupilha.

 

O desfile contou com a participação de 30 representações e mais de 90 veículos. O tema do ano estabelecido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), “Tropeirismo: contribuição para a formação da identidade sul-rio-grandenese” foi levado para o desfile com a faixa e pela representação de um cargueiro no lombo de um cavalo, conforme acontecia o transporte de mercadorias nos primórdios da formação dos povoados do Rio Grande do Sul.

 

Prestigiaram o desfile o prefeito Pedro Paulo da Rosa e a presidente do Legislativo Municipal Marina Trennepohl Crestani, que acompanharam a chegada da chama no Altar da Pátria trazida pelo patão do CTG, Jorge Celito Zuffo. Secretários municipais, vereadores e a população não-me-toquense que se espalhou ao longo das avenidas Alto Jacuí e Dr. Waldomiro Graeff.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE