PUBLICIDADE

Saúde


Você sabia que alimentação saudável pode evitar doenças?

Publicada em: 19/03/2017 - 08:00

Você sabia que alimentação saudável pode evitar doenças?

Crédito: Divulgação

Alimentação de forma saudável tem um papel fundamental no desenvolvimento do ser humano. Quem nunca escutou “você é o que você come?” O presidente do departamento de nutrologia da Associação Médica do Rio Grande do Sul, Paulo Henkin alerta que com uma alimentação adequada é possível reduzir o risco de adquirir algumas doenças como infarto, diabetes, câncer e obesidade. “Uma alimentação equilibrada é correlacionada com saúde e bem estar. Uma pessoa bem alimentada tem melhores condições de saúde para enfrentar as atividades do dia. Não há um alimento específico com superpoderes: há uma necessidade diária de vários e diferentes alimentos = dieta equilibrada.”

É importante não deixar de se alimentar por um longo período porque o jejum prolongado causa alterações metabólicas e mal estar físico.

A água deve ser consumida diariamente porque além de hidratar ela é responsável pelo transporte de nutrientes no organismo. É indicado o consumo diário de 2 litros de água e não pode ser substituída por refrigerantes, sucos, bebidas alcoólicas ou industrializadas.

Ter uma alimentação saudável proporciona uma série de benefícios para as pessoas. Ela contribui para a melhora no sistema imunológico, na qualidade de sono, no trânsito intestinal, no humor, na capacidade de concentração e pode contribuir até mesmo para a perda de peso. Mas antes de qualquer dieta procure o seu médico.

Dicas para uma alimentação saudável:

Faça 4 a 5 refeições por dia;

Consuma 5 porções de fruta e hortícolas por dia;

Hidrate-se;

Consuma peixe e carnes brancas;

Reduza o açúcar;

Prefira alimentos com pouca gordura e reduza a gordura na preparação dos alimentos;

Reduza o sal;

Escolha alimentos ricos em fibra;

Procure alimentos naturais;

Tenha atenção ao tamanho das porções;

Saboreie o que come.

Cinco substituições no cardápio para deixar o coração mais saudável

A busca por uma alimentação equilibrada geralmente traz dúvidas sobre quais alimentos devem ser consumidos com maior frequência ou não. Os óleos vegetais e seus derivados, como o creme vegetal, por exemplo, podem ser grandes aliados dentro de um estilo de vida saudável. Em sua composição são encontrados nutrientes essenciais de que o corpo necessita, mas não é capaz de produzir sozinho, como os ômegas 3 e 6.

Para reduzir o risco de doenças cardiovasculares em até 10%, o ideal é substituir 5% do valor calórico total que vem das gorduras saturadas por gorduras ‘boas’, as insaturadas, como os ômegas 3 e 6.

Um artigo¹ sobre prevenção de doenças cardiovasculares divulgado recentemente pela Sociedade Europeia de Cardiologia enfatiza que o mais importante do que o total de gorduras ingeridas é a qualidade delas. Ao substituir 1% de energia vinda de gorduras saturadas (“ruins”) por poli-insaturadas (“boas”), o risco de doenças arteriais coronarianas diminui de 2 a 3%.

Onde encontrar:

Ômegas 3:Salmão, atum, chia, linhaça, noz.

Ômegas 6:Óleos vegetais, cremes vegetais, nozes, castanhas, amendoim.

Dicas

Confira as dicas para saber quais alimentos incluir para consumir ômegas 3 e 6, que ajudam a manter a saúde do coração em dia:

- A substituição do consumo de carne vermelha por peixes, como salmão, atum e sardinha, de 2 a 3 vezes por semana ajuda a garantir a ingestão de ômega 3;

- Nozes e castanhas podem ser uma opção de lanche entre as refeições para contribuir com gorduras boas!

- Cremes vegetais são produtos a base de óleos vegetais e contém ômegas 3 e 6, sendo opções saborosas para incluir tanto no café da manhã quanto em preparações. São uma opção para a manteiga, que tem um teor maior de gorduras saturadas;

- O consumo de 25g de proteína de soja por dia, dentro de um estilo de vida saudável, também ajuda a diminuir o colesterol;

- A aveia vai muito bem com frutas e vitaminas. Além de adicionar sabor, ela é rica em beta glucana, um tipo de fibra que ajuda a diminuir a absorção de gorduras!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE