ENEM 2020 é adiado pelo INEP

Prazo para inscrições não foi alterado

Por
· 1 min de leitura
Imagem: DivulgaçãoImagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Você prefere ouvir essa matéria?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi adiado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nesta quarta-feira (20). As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que estava previsto, de acordo com a nota do INEP. Será realizada uma enquete direcionada aos inscritos em junho para a definição da data. 

A decisão vem após setores da sociedade civil e entidades terem se posicionado a favor do adiamento da prova, tendo em vista as desigualdades nas condições de aprendizagem em meio a uma pandemia. No Brasil, 4,8 milhões de crianças e adolescentes, na faixa de 9 a 17 anos, não têm acesso à internet em casa. Trata-se de 17% dos brasileiros dessa faixa etária, segundo dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Eles fazem parte da pesquisa TIC Kids Online 2019, que será lançada na íntegra em junho. 

Ontem (19), o Senado aprovou uma proposta de adiamento das provas por 75 votos a 1. A proposta (PL 1.277/2020) da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) prevê que, em casos de reconhecimento de estado de calamidade pelo Congresso Nacional ou de comprometimento do regular funcionamento das instituições de ensino do país, seja prorrogada automaticamente a aplicação das provas, exames e demais atividades de seleção para acesso ao ensino superior. A matéria ainda teria que ser aprovada pela Câmara dos Deputados.

As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio.

Image title

Nota do INEP na íntegra (Imagem: Divulgação)

Gostou? Compartilhe