Inscrições no Enem terminam nesta quarta (27)

O prazo foi determinado na sexta-feira, após as provas serem adiadas

Escrito por
,
em
As inscrições devem ser feitas no site do INEP (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Termina hoje (27), às 23h59, o prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O término do período de inscrições estava previsto inicialmente para a sexta-feira (22). De acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a decisão foi tomado devido ao cenário da pandemia de coronavírus. As inscrições devem ser feitas no site do INEP. De acordo com o Instituto, a edição de 2020 já tem mais de 5 milhões de inscritos.

Os dados declarados pelos candidatos devem ser conferidos e apenas alguns deles podem ser modificados na página do participante, durante o acompanhamento da inscrição. No caso da escolha do município para fazer a prova, por exemplo, o Inep pede cuidado reforçado, porque, após o encerramento do prazo, não será possível trocar. Além disso, é necessário memorizar a senha ou anotá-la e guardá-la em local seguro, porque é com ela que o participante irá acompanhar todas as etapas de execução do exame.

As novas datas das provas ainda não foram definidas, foi anunciado apenas que serão de 30 a 60 dias após os dias determinados inicialmente. Elas serão decididas em uma enquete com os inscritos no final de junho.

Prova digital

Foram disponibilizadas 101 mil vagas nesta modalidade e todas já foram preenchidas. 

Acessibilidade 

Os participantes com cegueira, surdocegueira, baixa visão e visão monocular terão terão a disposição um leitor de tela. O aplicativo possibilita a leitura de textos que estão na tela do computador, ao converter, por meio de voz sintetizada, tudo o que aparece escrito no monitor. O software disponibilizado será o NVDA, e o sistema, o Dosvox, de acordo com o INEP.

Neste ano, os recursos de acessibilidade são exclusivos para a prova impressa. O prazo para solicitação de atendimentos específicos também é hoje (27). Entram nessa categori gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar. O pedido também deve ser feito pela Página do Participante.

Isenção 

A gratuidade de isenção está garantida para todos os participantes que preencham os requisitos descritos no edital, mesmo sem o pedido formal. 

Pagamento

Aqueles que não se encaixam nos critérios de isenção devem realizar o pagamento de R$ 85 até amanhã (28).

Com informações da Agência Brasil

Gostou? Compartilhe