?sltimos dias para quitar o IPVA 2018 com desconto máximo de 20,8%

Prazo termina na quinta-feira (29), véspera do feriadão de Páscoa; depois, começa calendário pelo número final da placa

Escrito por
,
em
O IPVA é obrigatório aos proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 1999

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Termina nesta quinta-feira (29), véspera do feriadão de Páscoa, o prazo para pagamento integral do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com descontos que podem chegar a 20,8%. No mesmo dia, vence a terceira e última prestação nos casos em que o contribuinte optou por parcelar o imposto. Passada essa etapa, já na semana seguinte começa o calendário do IPVA conforme o número final da placa do veículo. A partir do dia 2 de abril (final de placa nº 1), a cada semana haverá três vencimentos do IPVA. Essa etapa termina no dia 23 de abril.

 

Mais de dois milhões de veículos em dia

Ao longo da última semana, o IPVA 2018 superou a casa de dois milhões de veículos com o imposto pago de maneira integral ou parcelado. Com isso, a arrecadação bruta se aproximou de R$ 1,3 bilhão, conforme levantamento da Receita Estadual. Metade desse valor é repassado automaticamente para as prefeituras, de acordo com o município de licenciamento. A expectativa é arrecadar R$ 2,63 bilhões com o tributo ao longo do ano.

 

Descontos

O desconto máximo definido para o mês de março compreende o abatimento de 1% sobre o valor do imposto e mais os benefícios dos programas do Bom Cidadão e do Bom Motorista. Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos, têm dedução de 15%. Para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10%. Quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%.

O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dá aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não.

 

Serviço

Quem paga?
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 1999.

Como pagar?
Para quitar o imposto, o proprietário deve apresentar Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Onde pagar?
Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).

Consultas e dúvidas:
Para auxiliar os contribuintes, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) disponibiliza um site específico sobre o imposto: www.ipva.rs.gov.br. Nele, é possível consultar todos os dados relativos aos veículos, como multas, valores a pagar e pendências. Além do site, é possível baixar o aplicativo do tributo (IPVA RS) para dispositivos móveis, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.

Gostou? Compartilhe