PPGAgro/UPF tem inscrições abertas para mestrado e doutorado

Curso tem como objetivo aprofundar os conhecimentos técnicos, científicos e culturais dos profissionais que desejam atuar no ensino e/ou na pesquisa em Fitopatologia ou Produção Vegetal

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade de Passo Fundo (PPGAgro/UPF) está com inscrições abertas aos cursos de mestrado e doutorado. O PPGAgro é pioneiro na instituição e oferece o mestrado desde 1996, o doutorado desde 2004, além do treinamento pós-doutoral, desde 2009. O Programa tem por objetivo aprofundar os conhecimentos técnicos, científicos e culturais dos profissionais que desejam atuar no ensino e/ou na pesquisa em Fitopatologia ou Produção Vegetal.

Quem pode se inscrever?
Podem se candidatar aos cursos de mestrado e doutorado em Agronomia os profissionais graduados na área de ciências agrárias ou afins às linhas de pesquisa do programa. Os interessados em se candidatar ao curso de mestrado que ainda não concluíram a graduação, com previsão da colação de grau para antes do início do semestre letivo (março de 2013), podem se inscrever mediante a apresentação de atestado de previsão de conclusão do curso de graduação. Os candidatos ao curso de doutorado que ainda não dispõem do diploma de mestrado devem apresentar cópia da ata de defesa da dissertação.

Como se inscrever?
As inscrições seguem abertas até 30 de novembro de 2012 e deve ser feitas por meio do site www.upf.br/pos. No momento da inscrição, o candidato deve indicar a área de concentração e a linha de pesquisa na qual pretende desenvolver seu curso (confira as opções abaixo). A efetivação da inscrição ocorrerá mediante a entrega de documentação, descrita no edital do processo seletivo, disponível no anexo abaixo. A lista das inscrições homologadas será divulgada no site www.ppgagro.upf.br a partir das 14h de 7 de dezembro de 2012.

Seleção
O processo de seleção constará da análise do histórico escolar, currículo Lattes, cartas de recomendação e entrevista. O candidato será comunicado por e-mail sobre a data e horário da entrevista, informações que também serão publicadas no site do PPGAgro. A seleção ocorrerá nos próximos dias 10 e 11 de dezembro. A relação dos candidatos selecionados será divulgada no dia 17 de dezembro no endereço www.ppgagro.upf.br.

Bolsas
O PPGAgro oferece bolsas de estudo Capes, integral ou parcial, bem como da Fundação Universidade de Passo Fundo. A seleção de bolsistas será regida por edital expedido pela Comissão de Bolsas do PPGAgro em período seguinte à divulgação do resultado do processo seletivo.

Linhas de pesquisa
Os cursos são oferecidos em duas áreas de concentração: Fitopatologia e Produção Vegetal. À área de Fitopatologia estão vinculadas as linhas de pesquisa Controle de Doenças de Plantas, Epidemologia e Sistemas de Previsão de Doenças de Plantas e Relação Patógeno-Hospedeiro. Já a área de concentração em Produção Vegetal tem como linhas de pesquisa Ecofisiologia, Manejo e Proteção de Plantas, Biotecnologia e Melhoramento Vegetal, Propagação de Plantas e Manejo do Solo e da Água.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (54) 3316-8152 e pelo e-mail ppgagro@upf.br.

Gostou? Compartilhe