OPINIÃO

Fatos - 29/01/2013

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Memória
Da mesma forma que o brasileiro é sensível e solidário em momentos trágicos como o vivido em Santa Maria, com a morte precoce de 231 pessoas, no último domingo, ele também costuma ter memória curta. E é justamente esta característica que permite que não se faça justiça neste país. O povo brasileiro precisa guardar na lembrança esta e tantas outras tragédias já vividas para, através da união, fazer valer a justiça. Obviamente que um episódio de tamanha proporção como este não se esquece da noite para o dia. Mas precisamos mais do que isso: precisamos estar atentos e cobrar das autoridades as providências que cabem ao caso.

Plano de crise
Um leitor de ON fez ontem uma observação sobre a necessidade de os municípios, pelo menos os de porte médio e os grandes, manterem de forma permanente uma espécie de comitê para crises. Tem razão o leitor. Se algum acidente de grandes proporções acontecer em Passo Fundo, como os órgãos de saúde e de segurança se movimentarão de forma que se preste o melhor atendimento? A exemplo do Comitê da Gripe, que é acionado sempre que necessário, o município pode pensar em estruturar um comitê para crises que se reúna periodicamente para definir procedimentos padrão. Nunca é demais.

Resposta
O vereador Alex Necker encaminha artigo para a redação de ON em resposta a vereadora Claudia Furlanetto, PT, sobre a crítica feita por ela ao PCdoB. Segundo Claudia, os comunistas manifestaram-se contra a vinda da Faculdade de Medicina da UFFS e agora, no governo, tratam o assunto como se tivessem apoiado a instituição. Sem citar o nome da vereadora, Necker diz que o comentário desconhece a história e tentou atribuir ao partido a pecha de ter sido contra a vinda dessa importante instituição de ensino superior. “No afã de ocupar espaço na mídia, se pronuncia como juiz da verdade e estabelece que a história começou há dois anos. Talvez isso seja somente um “repique” provocado pela frustração que a derrota eleitoral causou”, acentuou.

Mobilização
Necker afirma que a mobilização pela conquista da instituição de ensino superior de caráter público vem de muitos anos e ganhou força no governo do presidente Lula. Em Passo Fundo o tema também foi tratado através da constituição de uma Comissão Especial de Apoio e Estudo para a Instalação de uma Universidade Federal em Passo Fundo e também da Constituição de Comitê Municipal pela Implantação da Universidade Federal. “Em ambas as ações os Comunistas, através do mandato do Vereador Juliano Roso, participaram”.

Integração
O presidente da Famurs e ex-prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, visitou o prefeito Luciano Azevedo na sexta-feira, 25. Em evento que reuniu 18 prefeitos da Ampla – Associação dos Municípios do Planalto, o petista elogiou a postura de Luciano, que lembrou a todos a importância da integração dos municípios para o fortalecimento do desenvolvimento regional.

 

Gostou? Compartilhe