Semana será de calor e poucas nuvens

Mês de janeiro deve terminar sem registro de novas chuvas. ?sltima precipitação bem distribuída foi no dia 8 de janeiro

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O calor da tarde de terça-feira (29) foi responsável pela temperatura mais alta de janeiro de 2013: 32ºC. O ar quente e seco que começou ainda na segunda-feira (28) aumentou um pouco as temperaturas, que ainda assim estão abaixo da média histórica para o mês. Na segunda, a máxima foi de 31,8ºC em uma tarde com sensação de abafamento, que se repetiu ontem.

De acordo com o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, este ar seco e quente deve predominar pelo menos até sexta-feira (1º), mantendo no céu com poucas nuvens, principalmente à tarde, e as temperaturas máximas poderão até ultrapassar os 33ºC. “Será uma semana de calor”, afirma o observador.

Faltando poucos dias para terminar o mês e não existe previsão de chuva, o que significa que o janeiro vai terminar com precipitações abaixo da média. “Não existe previsão de chuva pelo menos até sexta-feira. Até o momento choveu 104 milímetros, sendo que 99 milímetros foram nos primeiros oito dias do mês”, comenta Sampaio. A última chuva bem distribuída e de quantidade significativa em Passo Fundo foi dia 8 de janeiro. Neste dia, foram registrados 26 milímetros. De lá para cá, se passaram 21 dias sem chuva, o que começa a ser sentido pelos agricultores, “que já estão ficando apreensivos, até porque a cultura da soja é o momento que precisaria de chuva devido ao seu estágio de desenvolvimento para ter uma boa formação e enchimento de vagem e também uma boa produtividade”, salienta.

Prognóstico
Um novo prognóstico enviado na tarde de ontem pelo 8º Disme/Inmet/UFPel mostra que fevereiro ainda será de chuvas um pouco abaixo da média na região. “As temperaturas máximas também não serão tão altas como é típico. Será semelhante a janeiro, nada de 34,5ºC ou 35ºC como é de costume”, ressalta o observador.

Tal como foi em janeiro, o próximo mês será de manhãs mais frias. A média da temperatura nas 24 horas continua mais baixa que o padrão para o mês em 1,2ºC. “A manhã de domingo (27), por exemplo, teve a temperatura mais baixa registrada em janeiro, de 11,5ºC e à tarde a máxima foi de 24ºC. Um domingo com temperatura típica de outono”, completa.

Gostou? Compartilhe