OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 5 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Rio Passo Fundo I
Alunos do IV nível do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (Faed) da Universidade de Passo Fundo (UPF), participaram de atividades nas exposições do Projeto Rio Passo Fundo, que ocorreram na noite da última quarta-feira, 16 de outubro, através da disciplina de Fundamentos Metodológicos para o Ensino de Ciências Naturais, acompanhados da prof. Elisabeth Foschiera.
Rio Passo Fundo II
Durante a mediação foram abordados o conceito histórico do Rio Passo Fundo e o povoamento das regiões que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo; com base na maquete os alunos puderam visualizar a grandeza e a importância desse rio, não só para nós passo-fundenses mas também para outros 29 municípios que usufruem das aguas do Passo Fundo.


Residência Profissional
A formação em serviço aos profissionais da área da saúde é o que proporcionam os programas de residências oferecidos pela Universidade de Passo Fundo (UPF. Um dos programas que está com inscrições abertas é o de Residência Profissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais. A residência é voltada a profissionais graduados em Odontologia. São oferecidas duas vagas e a carga horária é de 60 horas semanais, com atividades teóricas e práticas em tempo integral com dedicação exclusiva ao programa de residência. A duração é de 36 meses.


Enem I
Os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 já podem acessar, desde ontem, os cartões de confirmação da inscrição. Para consultar o documento, é necessário acessar a página do participante, onde deve ser colocado o CPF e senha ou baixar em seu celular o aplicativo Enem 2018. A primeira etapa do exame será aplicada no domingo, dia 4 de novembro. O cartão reúne os dados do estudante, o endereço do local, a data e hora da aplicação da prova, além das informações sobre a língua estrangeira escolhida e recursos de acessibilidade, se tiverem sido solicitados. Caso tenha problema com as informações do cartão ou dificuldade de acesso ao documento, o estudante pode entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800616161 ou pelo link Fale Conosco, no site do Enem.

Enem II
Com a entrada em vigor do horário de verão no mesmo dia da primeira etapa do Exame, em 4 de novembro, o Ministério da Educação recomenda que os inscritos fiquem atentos aos horários de abertura e fechamento dos portões dos locais de prova em cada estado. O MEC recomenda também que o estudante faça antes o trajeto até o local da prova, organizando o planejamento. A sugestão é que os participantes comecem a ajustar o horário de sono e dormir mais cedo uma semana antes do dia da prova. No Distrito Federal e nos estados do Espírito Santo, de Goiás, Minas Gerais, do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e São Paulo, os portões abrem às 12h e fecham às 13h.


Seminário Internacional
A IMED promove em seu Campus Passo Fundo o VII Seminário Internacional de Construções Sustentáveis (VII SICS), nos dias 25 e 26 de outubro, um evento internacional técnico-científico que aborda questões sobre sustentabilidade no ambiente construído. As atividades serão desenvolvidas com o intuito de divulgar e valorizar as experiências nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil através da disseminação de projetos e pesquisas sustentáveis realizadas no Brasil e no mundo, com temáticas como Eficiência Energética; Conforto Ambiental, Desempenho e Climatologia Urbana; Processos e Materiais; Mobilidade Sustentável; Uso, Reuso e Apropriações. Nesta 7ª edição, o SICS contará com diversos palestrantes internacionais e de conceituadas universidades nacionais, workshops e minicursos. As inscrições no evento podem ser realizadas acessando o site da instituição.


Açúcar
O Brasil iniciou um pedido de consultas na Organização Mundial do Comércio (OMC) para contestar as medidas da China às importações de açúcar. Na ação, o governo brasileiro questiona a sobretaxa de salvaguarda da China entre 35% e 45% sobre o produto importado, a administração da cota tarifária de importação do país e seu sistema automático de licenciamento de importação para o açúcar fora dessa cota.


Força-tarefa
O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse ontem (22) não haver riscos de a Força-tarefa de Inteligência, criada para enfrentar o crime organizado, ser usada para monitorar e reprimir manifestações sociais.“Não há a menor possibilidade de repressão a movimentos sociais. Isto é pura paranoia”, disse o ministro a jornalistas, durante um intervalo da segunda reunião ordinária do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, que aprovou o Plano Nacional de Segurança Pública.

 

Pediatria HC
Um espaço dedicado à ludicidade resgatou a alegria das brincadeiras da infância entre as crianças internadas na Pediatria do Hospital da Cidade (HC) durante a última semana. Jogos educativos, pintura de rosto, muitas brincadeiras e diversão preencheram a tarde das crianças e das famílias, que também receberam brinquedos. A atividade foi preparada pela equipe de Terapia Ocupacional da instituição, com apoio do Serviço Social e Liga Acadêmica de Odontologia Hospitalar da IMED, que realizou a entrega dos brinquedos. O evento integrou a programação de Dia das Crianças no Hospital da Cidade, que também realizou ações com a participação de filhos dos colaboradores do HC e Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes (HPBM) e alunos da Creche Raios de Sol.


Intensivo Enem
Com o objetivo de auxiliar os jovens que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018, a Universidade de Passo Fundo (UPF) promove mais uma edição do Intensivo Enem. A programação ocorre de 24 a 27 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente, acessando o sistema de eventos da Universidade, no link secure.upf.br/eventos/eventos/376. As atividades ocorrem no auditório da Biblioteca Central, CampusI, das 19h30min até as 21h. O Enem, que acontece nos dias 4 e 11 de novembro, é uma das principais formas de acesso ao ensino superior em diversas instituições públicas e privadas do país.

 

Diabetes
A abertura do 6° Acampamento da Criança com Diabetes será realizada no dia 26 de outubro de às 19h30min, no Centro de Eventos da Universidade Passo Fundo. O público-alvo beneficiado são crianças de 6 a 12 anos incompletos, portadoras de diabetes mellitus tipo 1, que fazem uso de insulina e residam na Região Sul do Brasil. Caso a criança seja menor de 6 anos, ou maior de 12 anos, também poderá participar, pois além do acampamento, outras atividades são desenvolvidas ao longo do ano, incluindo-se, também, outras faixas etárias. Nas atividades são contemplados profissionais da saúde, da educação e da assistência social que integram essa rede de cuidados. O projeto é totalmente gratuito e a única contrapartida é o participante estar acompanhado de um responsável maior de idade.

 

Senai
Na edição de segunda-feira, publicamos uma matéria sobre as atividades do Senai em Passo Fundo. Com uma complexa infraestrutura, o Centro de Formação Profissional do Senai disponibiliza cursos gratuitos, através do encaminhamento das empresas, além de cursos autossustentáveis de evolução profissional em várias áreas. Para conhecer as propostas, disponibilidades, garantir vaga ou fazer uma pré-inscrição, basta visitar o Centro de Formação Profissional do Senai em Passo Fundo, na Rua Erexim, 59, Vera Cruz. Mais informações pelo telefone (54) 3318-3600.

Gostou? Compartilhe