Dia D oferece encontro para capacitação de professores

Primeira reunião, de um total de quatro, abordará o Referencial Curricular Gaúcho e a formação continuada dos profissionais. Não haverá aula na rede estadual

Por
· 3 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?

O primeiro Dia D com os professores da rede pública de todo o estado irá abordar neste ano discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as escolas. Na prática, o encontro que acontece nesta sexta-feira (12) será um momento para debates e a organização das escolas, com o enfoque em construir uma nova proposta de currículo a partir da BNCC e o Referencial Curricular Gaúcho. A data não é considerada como letiva, e as escolas não receberão alunos na ocasião. Em Passo Fundo, aproximadamente 1.7 mil professores, das 37 escolas estaduais, devem participar do encontro.

 

De acordo com o coordenador da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Elton Luiz de Marchi, umas das abordagens deve ser à exemplo o Programa Escola Melhor: Sociedade Melhor, que mudou as normas no ano passado e deve ser levado ao conhecimento das escolas. Por meio do Programa, empresas e pessoas físicas podem firmar parcerias com as escolas de forma transparente e com o aval da comunidade. O objetivo maior é fazer um grande mutirão de recuperação dos prédios escolares. “No ano retrasado não era obrigatório, o que mudou no ano passado e todas as escolas tem que botar no plano de ação. É a discussão de questões assim que estas reuniões oferecem”, ressalta.

 

No primeiro momento, será realizado um diagnóstico da formação continuada dos professores: sua formação inicial, se atuam em sua disciplina de formação, se possuem tempo para estudar dentro do seu regime de trabalho, e se as escolas, as Coordenadorias Regionais de Educação, as Secretarias Municipais de Educação e Mantenedoras Privadas programam atividades de formação continuada. Além disso, após a elaboração dos referenciais curriculares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nos estados em 2018, a ação promove o começo da discussão para a construção dos documentos curriculares no território do município.

 

Os próximos encontros em Passo Fundo estão agendados para os dias 17 de junho, 29 de agosto e o último no dia 23 de outubro. No entanto, entre os "Dias D", outras ações e atividades são realizadas em cada instituição de ensino, com foco na construção do currículo do território. “É um dia de estudo para orientações pedagógicas para ver o que mudou, o que não mudou e a leitura do prognóstico da nossa rede. Serve para que na hora de se deparar com uma situação mais difícil, os profissionais saibam como agir. É importante para a formação dos professores”, acrescenta o coordenador.


Estado
Em desafio proposto pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), os professores farão uma reflexão em torno do Referencial Curricular Gaúcho, em atividade que será divulgada hoje (11). A intenção é que o desafio seja realizado justamente no dia da mobilização, a fim de não descaracterizar o objetivo do encontro.

 

“Nossa intenção é tornar o dia 12 de março um dia de reflexão, estudo e planejamento. É a hora de olhar para dentro da escola, para a formação do professor, e pensar como podemos qualificar a ação docente com vista à melhoria da aprendizagem do aluno”, afirma o diretor do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação, professor José Adilson Antunes.

 

Combate ao bullying
Com o objetivo de analisar e discutir as medidas a serem tomadas para promover o combate ao bullying nas escolas, acontecerá nesta quinta-feira (11) uma reunião com as equipes diretivas de todas as escolas da rede de ensino de Passo Fundo- particulares, assistenciais, municipais e estaduais -, junto da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Secretaria Municipal de Educação (SME), Conselho Municipal de Educação (CME), Sindicato dos Professores do Ensino Privado (SINPRO/RS) e Sindicato do Ensino Privado (SINEPE).

 

O evento também vai contar com a presença de Jorge Salton, Pablo Morenno e Adelmir Sciessere, profissionais e autores da obra intutulada "Vaivém - A empatia para a superação de comportamentos violentos como o 'bullying' e o 'mobbing', e para o aumento da sensação de bem estar e de felicidade", para a realização de um trabalho de sensilibilização dos profissionais da educação em relação ao tema. A reunião acontece no auditório da Faculdade Anhanguera, com início às 13h30min.


Sobre o Dia D
O “Dia D” é uma iniciativa do regime de Colaboração estabelecido entre a Secretaria de Estado da Educação a União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME/RS), e Sindicato do Ensino Privado (SINEPE/RS). Algumas escolas realizarão o "Dia D" em outra data, ajustada no Calendário Unificado com o município, em função do transporte escolar.

Gostou? Compartilhe