Seminário orienta sobre incentivo ao esporte

O encontro, que contou a presença de atletas e equipes, aconteceu nesta terça-feira (14)

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Orientar e esclarecer dúvidas foram os dois principais objetivos do seminário sobre o edital do Programa de Apoio ao Esporte Amador. O encontro, que contou a presença de atletas e equipes, aconteceu nesta terça-feira (14), no Teatro Municipal Múcio de Castro.

Para a professora Margarete Trombini, da Associação Cristã de Deficientes Físicos de Passo Fundo (ACD), a iniciativa é fundamental. “É de suma importância esse seminário para o aperfeiçoamento do projeto. São muitos itens e detalhes técnicos, principalmente para aqueles que não são acostumados a participar de projetos como este”, afirma.

De acordo com o secretário dos Esportes, Gilberto Bellaver, o seminário busca uma desburocratização do edital no sentido de tornar mais fácil o acesso e compreensão. “Temos que seguir regras e leis que um edital precede, por isso, o motivo deste encontro é explicar item por item, tirar dúvidas e estabelecer um canal aberto com a secretaria para apoiar os atletas e equipes que querem participar”, destaca. O seminário abordou desde o acesso ao site até preenchimento do projeto, comprovantes e prestação de contas.

O Programa de Apoio ao Esporte Amador, instituído pela lei 5.329/2018, tem o intuito de impulsionar os esportistas amadores de Passo Fundo. Serão contemplados atletas ou equipes das categorias infantil, juvenil, júnior e adulto, que representam o município em diferentes modalidades esportivas municipais, estaduais e federais.

O objetivo principal é credenciar atletas ou equipes do esporte amador de Passo Fundo para receber auxílio financeiro com o intuito de: amparar e incentivar a formação de novos atletas; custear ou reembolsar a participação de atletas em eventos esportivos a nível municipal, estadual e nacional, inclusive do acompanhante e/ou instrutor se necessário (hospedagem, transporte e alimentação); auxiliar na aquisição de materiais esportivos; e propiciar condições para elevar o nível técnico das seleções municipais em competições. Serão concedidos 20 auxílios.

Quem pode participar?
Atletas: atletas de rendimento que tenham periodicidade de treinamento comprovada e participação em competições de alta performance.

Equipes esportivas: equipes organizadas que tenham periodicidade de treinamento comprovada e participação em competições de alta performance.

O auxílio será concedido prioritariamente aos atletas de alto rendimento, portadores de deficiência e atletas carentes. Não poderão participar atletas ou equipes que recebem bolsa-auxílio ou outros benefícios de programas de incentivo do governo estadual ou federal.

Onde acessar o edital?
O edital completo pode ser acessado no Portal da Transparência da Prefeitura de Passo Fundo. Acesse www.pmpf.rs.gov.br, clique em Portal da Transparência e, depois, em Licitações. Ao abrir a janela preencha os seguintes dados:


Administração: Município de Passo Fundo
Exercício: 2019
Número: 4
Modalidade: Chamamento Público

O link também ficará disponível na seção Destaques do site. Esclarecimentos podem ser feitos na Secretaria de Esportes das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O telefone é (54) 3311-2485.

Gostou? Compartilhe