Serviços sociais recebem pessoas em situação de rua

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A abordagem social é um dos serviços prestados pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, que tem o papel de mapear pessoas em situação de rua, conversar, identificar e fazer a oferta dos serviços da rede. Na última semana, três pessoas foram encaminhadas para internação e sete para outros municípios com recurso de passagem, todas situações a pedido das próprias pessoas.

Desde o início de 2020, outras 12 pessoas foram encaminhadas para internação. Segundo a secretária adjunta da secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas), Elenir Chapuis, “o trabalho da secretaria é contínuo e busca a reinserção do indivíduo na sociedade. Temos muita resistência, mas o importante é manter esse vínculo da abordagem com as pessoas em situação de rua”, destaca. Outro ponto é que Passo Fundo conta com muitas pessoas em situação de rua que estão de passagem e não são naturais do município.

São três os serviços oferecidos pelo município: abordagem social, Centro Pop e Casa de Passagem. Tudo começa pela busca ativa da abordagem, que tem o objetivo de fazer com que as pessoas acessem esses outros dois serviços e, após, os encaminhamentos para outras áreas como saúde (99% das pessoas em situação de rua são dependentes de álcool e drogas), além do trabalho realizado para reconstruir o retorno familiar ou vínculos.
Os serviços

- Casa de Passagem Madre Teresa de Calcutá
Oferece vagas para pessoas em situação de rua ou que estejam de passagem por Passo Fundo e não tenham lugar para ficar. O espaço, que conta com uma equipe profissional e multidisciplinar, é referência para o abrigo dessas pessoas.

- Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP
Atua como um serviço especializado para o acompanhamento e o tratamento de pessoas que se encontram em situação de rua por diversas causas, sendo uma importante ferramenta social de reintegração em sociedade.

- Abordagem Social
É um serviço realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas. O serviço deve garantir atenção às necessidades imediatas das pessoas atendidas, incluindo-as na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos.

Contato
Caso você conheça alguém em situação de rua, faça contato com o setor de Abordagem Social da Secretaria de Cidadania e Assistência Social pelo fone (54) 9 9193-9597, disponível 24 horas.

Gostou? Compartilhe