Comissão organiza programação para o centernário do IE

Instituto Educacional de Passo Fundo completa 100 anos em 15 março

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Uma comissão, formada por ex-alunos, direção da escola e o Instituto Histórico de Passo Fundo, preparam uma série de eventos para a celebração do centenário do Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo, que acontece em 15 de março. As ações buscam envolver alunos, familiares, profissionais da escola e todos que já estudaram ou trabalharam nela, além da comunidade passo-fundense

Representante da Comissão, o professor, Eduardo Pitthan destaca a fundação do IE como um momento decisivo para a história de Passo Fundo. “Foi o momento de inflexão e definição dos rumos do próprio município de Passo Fundo, introduzindo e fixando talvez uma de suas mais valiosas e respeitadas características, que é a cultura e o estudo expresso pela alta qualidade das Universidades e o reconhecimento em todos os níveis”, explica Pitthan.


As comemorações envolvem exposição itinerante, celebrações religiosas, a iluminação de edifícios da cidade e o lançamento de um livro comemorativo com históricos de figuras eméritas da escola, símbolos, hinos e bandeiras. Para a obra, foram resgatadas mais de duas mil fotografias. Na véspera do centenário será realizado um Jantar Baile no Clube Comercial. Os ingressos já estão disponíveis pelo telefone (54) 3312-1988 e pelo site: www.sympla.com.br/.


A escola também apresenta um novo slogan: “IE, 100 anos se renovando”. Ele traduz as novidades oferecidas a partir deste ano, apontadas pelo diretor da escola Rubem Nei Rodrigues da Silva. Um programa bilíngue em parceria com a Internacional Scholl e aulas interativas com o uso equipamentos para facilitar a aprendizagem serão implantados e o colégio torna a oferecer o Ensino Médio. “A escola continua valorizando os princípios éticos, cristãos e sociais que permeiam toda a Educação Metodista em todo o Brasil e no mundo, e é um legado que não abre mão principalmente por entender que é desta forma que vamos formar cidadãos e agentes de transformação da sociedade”, explica o diretor.


As atividades do centenário marcam o lançamento da campanha de captação de fundos para a restauração do Prédio Texas, tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Município em de abril de 1994. Inaugurado em 1923, o Texas foi o ponto mais alto da cidade durante décadas. A expectativa é que a celebração do centenário sensibilize a sociedade para a importância histórica da edificação. O Prédio demanda uma recuperação urgente devido às condições do telhado. O principal objetivo é angariar recursos, a partir de incentivos fiscais, doações e o auxílio do poder público. Mais informações: colegiometodista.g12.br/ie/institucional/edificio-texas.

 

O Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo

O Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo começou a funcionar em um chalé de madeira como Instituto Gymnasial de Passo Fundo, a partir da iniciativa do Reverendo Jeronymo W. Daniel. Os Edifícios Texas e Jerônimo Daniel foram construídos após estudantes metodistas da Universidade do Texas levantaram fundos para a construção. A escola inovou com o sistema metodista e com a educação que não dividia meninos e meninas.

 

Gostou? Compartilhe