Conselhão aprova proposta de concessão do Parque Wolmar Salton

Proposta será encaminhada à Câmara de Vereadores ainda em outubro

Por
· 1 min de leitura
Proposta foi aprovada por unanimidade durante reunião no sábadoProposta foi aprovada por unanimidade durante reunião no sábado
Proposta foi aprovada por unanimidade durante reunião no sábado
Você prefere ouvir essa matéria?

Em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Passo Fundo (CDES-PF), na manhã de sábado (28), foi aprovada por unanimidade dos conselheiros a proposta de oferecer o Parque Wolmar Salton como concessão de uso à iniciativa privada, nos moldes do ginásio do Teixeirinha e da antiga estação da Gare.


Com isso, um projeto de lei será encaminhado ainda em outubro à Câmara Municipal. Se a Casa Legislativa der parecer favorável, em seguida será publicado um edital de chamamento público. A ideia é que no início de 2020 o parque tenha uma nova administração.


Na reunião, o prefeito Luciano Azevedo reiterou a convicção de que o município não deve investir recursos públicos no parque. “Devemos concentrar os recursos nas áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura”, afirma.


A iniciativa vem de um longo estudo do espaço e seu uso, que iniciou ainda em 2013. A secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, fizeram um explanação sobre a atual situação do parque aos conselheiros.


Com uma área total de 10 mil metros quadrados, no parque estão construídos pavilhões em alvenaria e estrutura metálica, além da edificação da administração em alvenaria. A parte ambiental será tratada com cuidado já que o espaço encontra-se na Macrozona de Proteção de Recursos Hídricos e junto à cabeceira do aeroporto. Em função disso, o Plano Diretor impõe uma série de restrições, buscando conservar o meio ambiente e a funcionalidade e segurança do aeroporto Lauro Kortz, que fica ao lado.

Gostou? Compartilhe