Prefeitos da região se mobilizam para reforçar caixa dos hospitais de Passo Fundo

Os centros de saúde locais são referência para as 17 localidades; decisão foi tomada em reunião na sexta-feira (17)

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Os 17 municípios que integram a Associação dos Municípios do Planalto (Ampla), se comprometeram, durante uma reunião virtual com o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, em unir esforços para ajudar os hospitais da cidade com aportes financeiros. As deliberações foram anunciadas na tarde de sexta-feira (17).

Os hospitais de referência para toda as municipalidades da região representada pela Ampla, são o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e o Hospital de Clínicas (HC), que receberão os recursos.


“Sabemos que os dois principais hospitais de Passo Fundo são referência e estão preparados para atender o que vamos enfrentar. No entanto, eles precisam de recursos, inclusive para aumentar a estrutura. É isso que vamos fazer, cada município, de acordo com a sua capacidade, contribuirá, pois serão o HSVP e o HC os hospitais para atender casos graves de covid-19”, destacou Luciano.


Sem mencionar valores, os municípios estudarão um modelo de captação e repasse para os hospitais, com planejamento que deve ser por seis meses, de acordo com as possibilidades legais. 


Para o presidente da Ampla e prefeito de David Canabarro, Marcos A. Oro, os municípios devem se unir e se fortalecer neste momento. “O trabalho realizado por todos na região é importante para prevenção e combate do coronavírus”, disse ele.


Representantes dos dois centros de saúde  também fizeram explanações sobre a capacidade de atendimento, dificuldades financeiras e possibilidade de aumento da estrutura.



Gostou? Compartilhe