Comissão de Direitos Humanos cria petição para ampliação do distanciamento social

Com mais de 100 casos confirmados de coronavírus, Passo Fundo é a segunda cidade do estado mais contaminada

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo criou, neste domingo (26), uma petição online pela decretação do distanciamento social ampliado no munício.

Com mais de 100 casos confirmados de coronavírus e dois surtos infecciosos na mesma semana  - o primeiro em uma empresa frigorífica e o segundo em um lar de idosos -, a entidade afirma que a cidade chegou a um nível "muito grave" de contaminação. "Uma situação que ninguém quer, mas que infelizmente muitos colaboraram para que a ela se chegasse fazendo pressão e pedindo medidas que podem ter contribuído para piorar a situação", diz a nota pública que acompanha o formulário. "Denunciamos e seguimos reiterando que foi incorreta a flexibilização do distanciamento social sem critérios adequados e sem seguir as orientações internacionais e nacionais num momento em que deveria ter tomado medidas para conter a disseminação", prossegue a manifestação.

Além do distanciamento social ampliado ou restrição total de circulação, os conselheiros pedem, ainda, que seja decretada "emergência hospitalar", conforme determina o Plano Estadual de Contingência devido aos índices altos de ocupação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que, segundo o mapa da Secretaria Estadual de Saúde (SES) ultrapassou 80% em Passo Fundo. "Manifestamos nosso reconhecimento e solidariedade aos profissionais de saúde que estão na linha de frente. Além disso, as medidas de apoio social às famílias em situações de vulnerabilidade social devem ser intensificadas", reitera a nota.

Na segunda-feira (27), segundo menciona o texto, a Comissão de Direitos Humanos deve criar um Comitê Popular por Democracia, Saúde e Direitos. A petição, cuja meta é chegar a 3 mil registros virtuais, conta com 50 assinaturas de pessoas da sociedade civil.

Gostou? Compartilhe