A dança das cadeiras

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Nos últimos 50 anos ocorreram doze eleições municipais. As de 1968, 1972 e 1976 no bipartidarismo da Aliança Renovadora Nacional (Arena) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Em Getúlio Vargas o MDB elegeu Odacir Klein em 1968, e a Arena Inácio Dall’Agnol e Darcy José Peruzzolo nos anos de 1972 e 1976, respectivamente. O pleito de 1981 ocorreu logo após a volta pluripartidarismo e o PMDB elegeu Júlio Jorge Oleksinski que cumpriu um mandato de seis anos, o mesmo período de governo de seu antecessor.

I I
Há 30 anos, o PDS, sucessor da Arena, foi vitorioso em Getúlio Vargas, elegendo Milton Ênio Serafini. Quatro anos depois, em 1992, Aldino Beledeli era eleito prefeito pelo PMDB. Na campanha de 1996 Darcy José Peruzzolo seria mais uma vez vitorioso. Nas duas eleições seguintes, as de 2000 e 2004, Dino Giaretta foi eleito e reeleito prefeito. Na disputa pelo governo em 2008 e 2012 Pedro Paulo Prezzotto foi conduzido e reconduzido ao passo municipal. Em que pese sua filiação ao DEM sua carreira política foi forjada nas fileiras da Arena e do PDS.

I I I
Das doze campanhas ocorridas em meio século a Arena e seus sucedâneos venceram sete. O PMDB foi vitorioso em três, e o PT em duas. A força do PP ficou evidente na semana passada quando recebeu senadora Ana Amélia. Com agenda marcada para participar na noite do dia 20 de abril do XXV Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais da Uri Erechim, ela atendeu o convite do vereador Dinarte Farias, presidente da executiva municipal do PP para um encontro ampliado. Além dos prefeitos, vereadores, dirigentes e filiados do PP da região, as presenças dos prefeitos Humildes Camargo (MDB-Estação) e Orlei Giaretta (MDB-Floriano Peixoto).

I V
Após o almoço realizado na AABB a senadora refletiu sobre o cenário político nacional. Disse que votar em branco ou nulo não é a solução, mas omissão. Revelou ter feito emendas que superam R$ 6 milhões para mais de 20 municípios da Amau, destacando a celeridade dos integrantes de seu gabinete no atendimento aos prefeitos e vereadores. Na oportunidade Celso Bernardi, presidente do PP/RS recordou que Firmino Girardello, natural de Getúlio Vargas, deputado e Secretário de Estado dos Transportes, foi o primeiro presidente da Arena do Estado. Ele prestou uma homenagem ao saudoso Natalício José Botolli e aos ex. prefeitos presentes.

Curtas:
# Na programação alusiva aos 30 anos do município de Estação a administração do prefeito Humildes Camargo (MDB) e da vice-prefeita Maria Helena Tonin (PPS) homenageou os ex. prefeitos.

# A distinção ocorreu durante o baile show realizado no dia 20 de abril, véspera do aniversário do município emancipado de Getúlio Vargas no ano de 1988.

# Seguindo a ordem cronológica foram homenageados os seguintes ex. prefeitos: Guido Comin (1989-1992 e 1997-2000); José Carlos Tonin (1993-1996 e 2001-2004); Cirilde Maria Braciak (2005-2008 e 2009-2012), e Geverson Zimmermann (2013-2016).

# Ainda dentro da programação de aniversário o município de Estação entregou o Complexo Esportivo e Recreativo Campo do Lutador para a comunidade.

# Os ex. atletas do Lutador Esporte Clube também foram convidados para a solenidade de inauguração que ocorreu na tarde de domingo (29).

# Referência na radiodifusão no norte do RS a Rádio Sideral 700 AM já está operando na 93.1 FM.

# A migração do AM para a FM no Brasil teve início em 2009 e foi regulamentado pelo decreto nº 8.139, de 07 de novembro de 2013.

# A programação da emissora instalada na esquina das Ruas Pedro Toniolo com Major Cândido Cony foi mantida para a alegria do seu público cativo.

# Melhor qualidade de som, menos chiado e interferências estão entre as vantagens da frequência modulada.

# Além da 93.1 FM o Grupo Sideral opera em Getúlio Vargas com a 98.1 FM e na cidade de Estação com 103.1 FM.

Dito & Feito:
Mais de três toneladas de produtos impróprios para o consumo foram apreendidas em Getúlio Vargas. A ação da força-tarefa do Programa Segurança Alimentar, em conjunto com Vigilância Sanitária, Ministério Público, Polícia Civil e Procon ocorreu na tarde de quinta-feira (26) no Supermercado Atacadão do Povo, localizado no centro da cidade.

Gostou? Compartilhe