Aberta a Semana do Município

A Semana do Município conta com uma programação intensa

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Com ritmos e coreografias da Baillar Centro de Danças e do Clube da Dança, foi oficialmente aberta a Semana do Município nessa quarta-feira (1º), na Arena do Instituto Histórico, que fica dentro do Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto.

A Semana do Município conta com uma programação intensa, além de outros eventos que irão se estender ao longo do mês de aniversário. Passo Fundo surgiu como município em 7 de agosto de 1857. Em 2018, são 161 anos de sua emancipação político-administrativa, momento em que a memória dos primeiros tropeiros que aqui passaram se fundem com novas histórias construídas por todas as pessoas que fazem de Passo Fundo sua casa.

A cidade cresceu e hoje apresenta setores fortes em áreas como educação, saúde, cultura, desenvolvimento e economia. Para o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, são 161 anos de uma história rica, bonita e coletiva. “O aniversário é tempo de olhar para trás e agradecer. Hoje temos a oportunidade de fazer isso e de também planejar o futuro, um futuro de sonhos, esperança, confiança e otimismo”, afirmou o prefeito, que também lembrou da diversidade cultural que forma Passo Fundo. “Aqui todas as culturas têm vez. É uma mistura étnica sem preconceitos que faz Passo Fundo ser uma cidade que cresce e acolhe. É tempo de agradecer a todos que trabalham para fazer Passo Fundo crescer mais e ter um futuro brilhante”.

Um ano de datas que marcam a história

A história da cidade se confunde com a história de pessoas e instituições que fazem parte da construção coletiva de Passo Fundo. Assim, o aniversário também é de quatro instituições que foram homenageadas: a Universidade de Passo Fundo, a Academia Passo-Fundense de Letras, o Hospital São Vicente de Paulo e a Igreja Metodista.

A Universidade de Passo Fundo completa 50 anos de história sendo referência no ensino superior e na relação comunitária, construindo o futuro profissional de milhares de pessoas. Também importante na formação da comunidade, a Academia Passo-Fundense de Letras chega aos 80 anos de atuação na promoção da cultura e da educação, mostrando a importância da literatura na construção da sociedade. Centenários, o Hospital São Vicente de Paulo é reconhecido pela excelência dos serviços prestados e pela consolidação da cidade como um polo na área de saúde; e a Igreja Metodista pela trajetória ligação com a comunidade passo-fundense.

A reitora da UPF, Bernadete Dalmolin, enfatizou a alegria de falar em nome dos homenageados. “Agradeço essa homenagem que representa todas as pessoas que fizeram e fazem a história da cidade. Hoje estamos de parabéns pelo 161 anos. Começamos de forma modesta, chegando a essa pujança pelas mãos de muitas pessoas. Essas quatro instituições homenageadas representam grandes pilares da cidade que tem o lindo slogan de ‘cuidar da cidade é cuidar das pessoas’. A nossa cidade é feita de pessoas e para as pessoas”, ressaltou.

A programação

Mais de 30 eventos compõem a programação comemorativa de agosto. A programação completa da Semana do Município pode ser acessada no portal da Prefeitura de Passo Fundo em www.pmpf.rs.gov.br.

Gostou? Compartilhe