Agências FGTAS/Sine atendem gratuitamente

Entre as vantagens estão o encaminhamento de trabalhadores de acordo com o perfil buscado pela empresa, a divulgação das vagas, a possibilidade de selecionar trabalhadores para atuarem em outras cidades e de a unidade ceder espaço para seleções de emprego.

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

De um lado, trabalhadores em busca de emprego. De outro, empregadores buscando mão de obra. Para ajudar nessa intermediação é que as agêmcias FGTAS/Sine prestando serviços gratuitos tanto para os trabalhadores como para empregadores. A intermediação de mão de obra é o principal serviço e envolve a captação de vagas de trabalho junto aos empregadores e o encaminhamento de trabalhadores para o seu preenchimento. Dessa forma, as agências aproximam empresas que necessitam contratar profissionais dos trabalhadores que buscam uma oportunidade.
Entre as vantagens estão o encaminhamento de trabalhadores de acordo com o perfil buscado pela empresa, a divulgação das vagas, a possibilidade de selecionar trabalhadores para atuarem em outras cidades e de a unidade ceder espaço para seleções de emprego. Para se candidatar às vagas, os trabalhadores devem se dirigir à agência FGTAS/Sine mais próxima, portando Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Na oportunidade, o profissional é cadastrado no Sistema Mais Empregos. O atendente, então, verifica se há vagas abertas com o perfil do candidato. Em caso positivo, o trabalhador é encaminhado à empresa que ofereceu a vaga para participar do processo seletivo. Após a finalização do processo, a empresa informa à unidade sobre a ocorrência de contratação ou não.

As agências ainda promovem o encaminhamento do seguro-desemprego, auxílio financeiro concedido ao trabalhador demitido sem justa causa. Os requisitos e os documentos necessários para requerer o auxílio estão disponíveis no site da FGTAS, no link Serviços. No momento de solicitação do auxílio, é verificada a existência de vaga de emprego compatível com o perfil do profissional para que ele seja reinserido no mercado de trabalho.

As unidades também encaminham as solicitações de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), para confecção por parte da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RS). O documento gratuito habilita o profissional a ingressar no mercado de trabalho formal, garantindo direitos sociais como aposentadoria, seguro-desemprego, recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e auxílio maternidade, entre outros benefícios da Previdência Social. A relação de documentos exigidos para encaminhar a Carteira de Trabalho está disponível no site da FGTAS, no link Serviços.

Internet

Os trabalhadores também podem buscar oportunidades de emprego e se candidatar às vagas disponíveis no Sistema Nacional de Emprego (SINE) pela internet. Basta acessar o Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio de banner localizado no site da FGTAS. Já o empregador pode enviar o requerimento do Seguro Desemprego pela internet, informar demandas por cursos profissionalizantes e repassar os dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged) pelo Portal. Também é possível anunciar vagas de emprego gratuitamente, selecionar trabalhadores para entrevista, registrar e acompanhar o processo de seleção, através do sistema Mais Emprego.

Gostou? Compartilhe