Almanaque

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

No ano de 1973 a Cervejaria Serramalte, instalada no número 663 da Rua Alexandre Bramatti assumiu o controle acionário da Cervejaria Polka, na cidade de Feliz. A tradição germânica do município 25 anos mais jovem do que o de Getúlio Vargas remonta ao século dezenove. Além de manter e modernizar a indústria local os dirigentes da Serramalte continuaram apoiando a cultura felizense. O Festival Polka, que ocorria na cidade desde 1968 foi mantido. Realizado anualmente a mais importante festa passou a se chamar Festival Nacional do Chopp e se tornou uma dos mais tradicionais eventos do RS.

I I
Quando a Antártica adquiriu o controle acionário da Serramalte em 1980 à unidade de Feliz também entrou no pacote. Posteriormente ela foi fechada, mas o Festival do Chopp mantido e ampliado desde então. Feliz é, ao lado da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul e Blumenau, uma referência no turismo de eventos no sul do Brasil. Há muitos anos a cidade de 12 mil habitantes realiza o Encontro de Cervejarias Artesanais. Case no setor que mais cresce, o município recebe milhares de turistas a cada edição da Festa Nacional das Amoras, Morangos e Chantilly, a Fenamor.

I I I
Mesmo nos lugares mais ermos do país o nome da cidade de Getúlio Vargas continua sendo associado à Serramalte. Diferentemente de Feliz nenhum evento relacionado a mais popular bebida brasileira acontece atualmente no município que vai comemorar seu 84 anos. Já Ipiranga do Sul realiza ininterruptamente desde 1968 seu Baile do Chopp. A quantidade de festivais e bailes da cerveja e do chope realizados na terra da Serramalte no passado pode ser mensurada na quantidade de canecos preservados no Museu do Instituto Histórico. Personalizados para cada ocasião os canecos eram encomendados ao senhor Artêmio Riquetti, representante das Porcelanas São Joaquim, ainda existente em Pedreiras, no interior de São Paulo.

Curtas:
# O ex. prefeito de Erechim, Antônio Dexheimer, terá que esperar para poder se filiar e ter sua ficha abonada pelos dirigentes do PSL no RS.
# A entrada de Dexheimer no partido do presidente eleito Jair Bolsonaro, agendada para o dia 30 de novembro, foi cancelada.
# Em Getúlio Vargas o novíssimo PSL está prestes a empossar sua comissão provisória e estrear no pleito municipal de 2020.
# Estão em curso as obras de pavimentação asfáltica nas entradas a cidade de Getúlio Vargas pelos trevos sul e norte da ERS-135.
# De igual modo do trecho que liga a rodovia ao Campus III da Faculdade Ideau e do Hospital Veterinário.
# Entre quarta e sexta-feira passadas, professores e profissionais da participaram em Ipiranga do Sul do Fórum Regional de Educação.
# Na solenidade de abertura a Secretaria Municipal da Educação, que tem como titular a professora Stelamaris Schio Hanh, lançou a Revista Ensinando e Aprendendo.
# O prefeito Mário Ceron (PTB) atribuiu a busca pelo aperfeiçoamento dos professores à posição de destaque obtida pelo município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Dito & Feito:
A Câmara de Vereadores de Estação aprovou projeto enviado pelo Executivo que concede incentivos fiscais a empresa Oleoplan S.A.

Gostou? Compartilhe