Assembleia Legislativa do RS homenageia os 50 anos da UPF

Ato ocorreu ontem à tarde, em sessão solene na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre

Escrito por
,
em
Cinquentenário da UPF foi celebrado durante sessão solene da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

De um desejo ardente se consolidou uma instituição que há 50 anos marca sua trajetória em oportunizar ensino, pesquisa e extensão, proporcionando inovação tecnológica e desenvolvimento regional. Assim se desenhou a história da Universidade de Passo Fundo (UPF), que, nesta quarta-feira, dia 6 de junho de 2018, celebra cinco décadas de fundação. Maior instituição de ensino superior do norte do estado, a UPF viu seu cinquentenário ser celebrado com um reconhecimento especial durante sessão solene da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
O Grande Expediente, em homenagem aos 50 anos da UPF, foi uma proposição do deputado Vilmar Zanchin e ocorreu no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha, em Porto Alegre. A solenidade contou com a presença do reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, que, na oportunidade, recebeu uma placa de homenagem.


Emocionado, o reitor da UPF evidenciou a marca história de cinco décadas que foram construídas por muitas mãos e pelo desejo de levar conhecimento às pessoas e desenvolvimento à cidade e à região. "É um momento extremamente feliz e importante. Orgulho e gratidão é algo que fica muito presente em todos nós que estamos à frente da Instituição; orgulho da gestão, de professores, funcionários, alunos e da própria comunidade", disse, relatando que viveu uma trajetória intensa junto à UPF. "Comecei em 1977 como aluno e chego ao cinquentenário como reitor da Instituição. Assim como estou emocionado, muitas pessoas também estão", pontuou.


A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários e reitora eleita da UPF Bernadete Maria Dalmolin esteve presente na homenagem e relatou o orgulho em pertencer à Instituição. "Estou na Universidade há 27 anos e vivi parte dessa história. É uma trajetória bonita e distinta, tão enraizada em sua comunidade regional", disse.


Em sua fala durante a plenária, o deputado Vilmar Zanchin destacou que só o conhecimento é capaz de produzir mudanças. Versando sobre a história da UPF, ele também citou sua trajetória como aluno de Direito da Instituição. "A educação vem transformando a realidade e teve na UPF a formação das pessoas que impulsionaram a região.


Presidindo a mesa que homenageou a UPF, o deputado Juliano Roso, egresso da Instituição, citou os colegas de Legislativo que também construíram sua trajetória na Universidade. "Agradecemos a esta Instituição que tanto fez e faz pela cidade, região e estado", disse.


Homenagem de parlamentares
Também egresso da UPF, o deputado Sérgio Turra destacou que a Instituição nasceu de um sonho e de pessoas se envolveram para concretizá-lo. Ele também ressaltou em sua fala o compromisso da Universidade com o desenvolvimento regional.


A valorização das instituições comunitárias foi enfatizada pelo deputado Gilmar Sossela, também egresso da casa. "É uma felicidade compartilhar essa justa e merecida homenagem. Tive a honra de me formar na UPF", proferiu.


O deputado Gilberto Capoani afirmou que falar da UPF é reconhecer uma das melhores universidades do estado e do Brasil. Ele apontou os rankings que comprovam que a Instituição é referência e destacou o trabalho das pessoas que, de forma incansável, atuam na formação profissional que é referência.


Presente no grande expediente, o deputado Altemir Torteli destacou que a UPF é uma Instituição que merece reconhecimento, por ser uma universidade com abrangência regional, o que dá a dimensão de sua importância.


A deputada Any Ortiz destacou a importância da UPF para a grande região e registrou a alegria de comemorar os 50 anos de história sólida de ensino e de formação de bons profissionais, levando a muitos jovens a possibilidade de ingressar no ensino superior, construindo um futuro melhor.


O deputado Catarina Paladini apontou que é imprescindível reconhecer uma instituição séria e comprometida com a formação de profissionais nas mais diversas áreas, entre elas as lideranças políticas que foram formadas pela UPF.

Gostou? Compartilhe