Caderno de Atividades está disponível para agentes de leitura

Material integra as ações do projeto ?EURoeCaminhos e estações: leitores e autores?EUR? das Jornadas Literárias de Passo Fundo

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?
O projeto “Caminhos e estações: leitores e autores” das Jornadas Literárias, que envolve a formação dos agentes de leitura, as Estações de Leitura e o encontro de leitores com escritores, disponibiliza gratuitamente o “Caderno de Atividades” com a proposição de práticas leitoras das obras dos autores indicados para essa edição do projeto. A iniciativa é promovida pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com as prefeituras de Passo Fundo, de Marau e de Lagoa Vermelha e com as editoras Avis Brasilis, Biruta, Besouro Box, Moderna, Nova Fronteira e Novo Século.
 
Desde a 16ª edição da Jornada Nacional de Literatura e a 8ª edição da Jornadinha Nacional de Literatura, realizadas em 2017, um novo integrante foi incorporado a?EUR dina?,mica formadora de leitores: a do agente de leitura, que é o profissional responsável, em cada escola, por mobilizar/planejar a leitura literária, na intencionalidade do projeto. Mantendo o modelo metodológico de 2017, no projeto “Caminhos e estações: leitores e autores”, o agente de leitura também está sendo preparado por um curso de extensão: “A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura”.
 
Os cursos já iniciaram na região e constituem um momento de encontro da equipe das Jornadas Literárias com a comunidade escolar em Passo Fundo, Lagoa Vermelha e Marau. Além disso, é disponibilizado material on-line, que, como conteúdo e ferramenta formadora de leitores, inclui palestras e práticas leitoras em ambiente digital. 
 
Neste primeiro semestre, alunos e professores trabalharão as obras dos escritores César Obeid (1º ao 3º ano), Antonio Schimeneck (4º ao 6º ano) e Anna Lee (7º ao 9º ano). Já no segundo semestre, os autores trabalhados serão Simone Pedersen (1º ao 3º ano), Helena Gomes (4º ao 6º ano) e Bento de Luca (7º ao 8º ano).
 
O material do Caderno de Atividades oferece um ponto de partida para a interação entre autores, obras e leitores, que se desdobra, por exemplo, na criatividade dos professores e estudantes na produção de materiais e na socialização das obras em diferentes propostas.  De acordo com os coordenadores das Jornadas Literárias e organizadores da proposta, professores Fabiane Verardi Burlamaque e Miguel Rettenmaier, com o Caderno de Atividades, pretende-se propiciar aos mediadores de leitura um conjunto sistemático de práticas leitoras com vistas a uma participação dos discentes como sujeitos leitores em condições de trocar experiências com os autores sobre as obras selecionadas.
 
O “Caderno de Atividades - Caminhos e estações: leitores e autores” pode ser acessado no site www.upf.br/16jornada, no link Caminhos e estações: leitores e autores.
Gostou? Compartilhe