Contexto

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Rescaldo pós-eleitoral

Os vereadores Amilton José Lazzari, Jeferson Karpinski e Deliane Assunção Ponzi, integrantes da bancada do MDB, apresentaram na sessão ordinária na noite de quinta-feira (31) o pedido de informação 012/2019. Eles querem que o executivo disponibilize a documentação apresentadas pelos candidatos ao Conselho Tutelar, incluindo a comprovação de tempo de trabalho com crianças e adolescentes. Como ocorreu em municípios de todo o país, a campanha para a eleição realizada no dia seis de outubro também foi acirrada em Getúlio Vargas, incluindo pedidos de impugnação e demandas judiciais.

I I

Na eleição de 2015, e também nas anteriores, as vagas de conselheiros foram disputadas por candidatos apoiados por diferentes entidades. ONGs, movimentos sociais, Igreja Católica, Igrejas Evangélicas, partidos políticos, entre outros. Neste ano o aumento de candidatos ligados a Igrejas Evangélicas provocou a reação de diferentes setores, que utilizaram as redes sociais para mobilizar eleitores. A posse dos conselheiros eleitos acontece em janeiro próximo e seus mandatos se estendem até janeiro de 2024.

I I I

Além de exercer um cargo remunerado, o conselheiro tem poder de decisão nas políticas públicas sobre infância e da adolescência. A atividade muitas vezes rende influência política, servindo com frequência como trampolim para cargo eletivo de vereador, prefeito e vice-prefeito. E até para ocupar cargo em comissão, seja pela competência pessoal, seja para abrir vaga a um suplente de conselheiro. Organizadas pelos municípios as eleições tem o apoio dos Tribunais Eleitorais. No maior município da região está em curso investigação por supostas compras de voto. A máxima “são os interesses”, do saudoso Brizola, cabe como uma luva.

Curtas:

# A V Conferência Municipal da Cultura aconteceu na noite de terça-feira (29) no Salão de Atos do Centro Administrativo.

# O tradicional espaço cultura, batizado com o dia e mês do aniversário de emancipação do município de Getúlio Vargas passou por uma completa reforma.

# Com capacidade para quase duzentas pessoas, as obras de reforma se estenderam por quase dois anos incluindo os camarins, palco e banheiros.

# Com o tema “Sistema Municipal de Cultura: desafios e perspectivas para o desenvolvimento e valorização da cultura getuliense”, a conferência contou com a presença de autoridades e pessoas da comunidade ligadas aos diferentes segmentos da área.

# Além da aprovação do Regimento Interno foram debatidos os quatro eixos temáticos acerca da temática e apresentados os cinco titulares e suplentes indicados pela plenária.

# O Conselho Municipal da Cultura e o Fundo Municipal da Cultura de Getúlio Vargas foram criados em 2002, antecedendo os demais municípios que integram a Amau.

# Mais de 700 pessoas participaram do 1º Jantar da coligação Frente Trabalhista Popular no Ginásio de Esportes de Centenário.

# Governado pelo prefeito José Kolassa (PT) e o vice-prefeito Jacir Polinski (PDT), Centenário tem sido uma referência quando o assunto é gestão pública.

# O ex. governador Olívio Dutra, e os deputados Elvino Bohn Gass (PT) e Edgar Preto (PT), federal e estadual, respectivamente, participaram do encontro político.

Dito & Feito:

Já estão sendo montadas os estandes para a Expo Getúlio Vargas 2019, evento programado para os dias 14, 15, 16 e 17 de novembro e promovido pela Prefeitura Municipal ACCIAS e CDL.

Gostou? Compartilhe